Educação Infantil

O cuidado e a atenção, dos primeiros passos às primeiras palavras!

A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica e tem o objetivo de ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades das crianças, diversificando e consolidando novas aprendizagens. O Colégio Harmonia prioriza o compromisso com a educação integral, que visa a formação e o desenvolvimento humano global, considerando a indivisibilidade das suas dimensões: afetiva, cognitiva, sociocultural, linguística, expressivo-motora, ética e estética e valorizando os princípios básicos:

a) éticos: valorização da autonomia, da responsabilidade, solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades;

b) políticos: direitos à cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática;

c) estéticos: valorização da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais.

Nesse contexto, consideramos como eixos estruturantes das nossas práticas pedagógicas o interagir e o brincar, como experiências nas quais as crianças constroem e apropriam-se de conhecimentos por meio das suas interações com os seus pares e com os adultos, possibilitando aprendizagens, desenvolvimento e socialização. Tendo em vista esses eixos estruturantes das práticas pedagógicas, o Colégio Harmonia respeita os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento:

  • Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
  • Brincar cotidianamente e diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.
  • Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando.
  • Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.
  • Expressar como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.
  •   Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário. (BRASIL, 2017:36)

que asseguram as condições para que as crianças desenvolvam diversas habilidades e aprendam em situações nas quais possam desempenhar um papel ativo em ambientes que as convidem a vivenciar desafios e a sentirem-se provocadas, construindo significados sobre si, os outros e o mundo social e natural.

Atividades Extracurriculares

Futsal

Ginástica

Ballet

Judô

Últimas notícias

27 março, 2020

As aulas do Colégio continuam, começou o e-learning Harmonia!

Nesta semana nossos alunos participaram de suas primeiras aulas EAD (Ensino a Distância). Com a nova plataforma e-learning Harmonia ministramos nossas aulas sem que haja prejuízo pedagógico.
17 março, 2020

Como fazer o Álcool em Gel 70%

Nosso professor de química do Ensino Médio, Prof. Me. Ricardo Honda, ensinou como fazer o álcool em gel 70%, a dica do professor é para que você possa fazer em sua casa um álcool em gel eficiente e mais barato.
02 março, 2020

Coronavírus: Perguntas e Respostas

Confira o FAQ preparada pelo Hospital Israelita Albert Einstein sobre o coronavírus baseado nas informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), Centers for Disease Control and Prevention (CDC) e do infectologista, dr. Fernando Gatti de Mene
19 fevereiro, 2020

Harmonia em Movimento ( HarmonizAÇÃO dos ambientes)

A filosofia Kaizen de melhoria contínua preza que nenhum dia transcorra sem que pelo menos alguma melhoria tenha sido realmente efetivada, seja no aspecto familiar, social, pessoal ou profissional das pessoas.

Diferenciais do Colégio

FECHAR

Venha conhecer o Harmonia

Preencha o formulário abaixo, e envie suas informações para que possamos entrar em contato para agendar uma visita.