Educação Infantil

1° Seminário de formação de saberes sobre as infâncias do Colégio Harmonia

Durante os dias 25 a 30 de janeiro, no último período de planejamento, o Colégio Harmonia promoveu uma série de encontros significativos para educadores da Educação Infantil: o 1° Seminário de Formação Saberes sobre as Infâncias.

O evento focou em temas fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças, abordando a importância do vínculo afetivo, da eficiência organizacional e do planejamento na gestão de rotinas, além de destacar a prática do amor e da comunicação não violenta como elementos cruciais na promoção de um ambiente educacional saudável.

Durante o seminário, as educadoras enfatizaram a relevância do estabelecimento de vínculos afetivos entre educadores, crianças e suas famílias. O fortalecimento desses laços contribui diretamente para um ambiente seguro e acolhedor, permitindo que as crianças se sintam mais seguras para explorar, aprender e se expressar. Estratégias práticas para promover esse vínculo foram discutidas, incluindo atividades que incentivam a participação dos pais na vida escolar e momentos especiais que fortalecem os laços emocionais entre educadores e alunos.

Outro ponto destacado foi a importância da eficiência organizacional e do planejamento na gestão das rotinas na Educação Infantil. As educadoras discutiram estratégias para otimizar o tempo, criar ambientes propícios para aprendizagem e promover a autonomia das crianças. A reflexão sobre a estruturação do ambiente, a definição de rotinas claras e a antecipação de situações cotidianas contribuem para um ambiente mais seguro e previsível, proporcionando um melhor desenvolvimento cognitivo e emocional para as crianças.

O amor como fundamento na prática pedagógica foi um tema central no seminário. “A infância é um território sagrado. É preciso muito preparo, respeito, ética e amor para adentrar este lugar tão precioso”, refletiu a professora de música e mestranda em Neurociências, Andrea Azevedo.

O seminário destacou a importância de uma comunicação clara, empática e não coercitiva, promovendo o diálogo e a resolução pacífica de conflitos. Foram compartilhadas técnicas práticas para implementar a comunicação não violenta no dia a dia, fortalecendo as relações interpessoais e contribuindo para um ambiente de aprendizagem mais positivo.

“Estou muito feliz e orgulhosa de toda a nossa equipe. Percebemos um grande envolvimento de todas. Inauguramos um espaço enriquecedor para a reflexão e aprimoramento das nossas práticas pedagógicas. O evento não apenas capacitou, mas também promoveu a construção de uma comunidade escolar mais coesa e consciente de seu papel na formação das futuras gerações”, exaltou a coordenadora da Educação Infantil e 1° ano, Gabriela Arruda.

Durante os dias de formação, foram propostos alguns desafios. Na proposta da professora do Infantil III, Sara Reis, as educadoras tiveram que escrever uma poesia para retratar como a escrita pode contribuir positivamente na documentação pedagógica no diálogo com os pais.

Confira abaixo as mini-histórias criadas por elas relacionadas ao cotidiano escolar:

Sara, a amiga de Manoel de Barros
Por Bruna, Ianca, Monize e Nayra

Sara é uma professora da natureza, mas isso não se dá por acaso. Suas palavras refletem a memória viva de alguém que antes de estar neste lugar, simplesmente é. Além de carregar vivências latentes com a poesia da vida, Sara se encontra diariamente com personagens que traduzem em palavras a sua essência exploradora, como o poeta Manoel de Barros, a quem chama de “senhorzinho” e com muito carinho e brilho nos olhos.
Sua dedicação ao compartilhar o seu conhecimento é tão poética quanto foi a sua infância, falas cheias de amor que aquecem o coração e trazem esperança. 

 

As aventuras do Lucas K. (7 anos)
Por Juliana, Beatriz, Gabriela, Ana Paula

Durante a aula do projeto “Leitura em Movimento”, feita na Biblioteca como um momento dirigido para que os alunos pudessem emprestar livros da escola, Lucas K. escolhe pelo livro “Não confunda” da autora Eva Furnari, elege um tapete de EVA como espaço para sua leitura individual e começa a folhear seu livro e se diverte com as rimas nele apresentadas, emergindo nessa fantasia de objetos e animais, em sua concepção, improváveis. Gustavo T., colega de sala de aula, percebe Lucas K. o envolto em sua leitura e distribuindo sorrisos e gargalhadas, decide então, parar sua leitura e se aproximar um pouco mais para descobrir o motivo das risadas que tanto contagiava quem estava ao redor dele. Lucas K., ao perceber a aproximação de seu colega de classe, decidiu convidá-lo para fazer parte dessa imersão fantasiosa, mostrando a razão de sua diversão. Gustavo T., ao ouvir algumas páginas narradas pelo colega, não conseguiu segurar seu riso.

 

Diário de uma auxiliar
Por Beatriz, Giovana, Letícia e Luanna

Era um dia corrido entre subidas e descidas em constante movimento, entre agitação de pensar e planejar uma atividade. Correndo contra o tempo, no TIC TAC do relógio, o cadarço se enrola na porta do elevador, e o tempo paralisa. O desespero toma conta. Ao tentar desatar os “nós” que a vida nos traz, encontramos na amizade o nós que nos une.

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