Educação Infantil

No Colégio Harmonia, projeto de vida começa na infância

Fundado em 1993, o Colégio Harmonia sempre se destacou por desenvolver a aprendizagem com práticas educativas inovadoras e com o compromisso de oferecer excelência acadêmica e educação de valores. 

 

Uma das principais características da proposta Harmonia sempre foi a formação integral do aluno, por meio de um período integral 100% pedagógico, diferente de todos, com aulas de taikô, música, robótica, educação ambiental, atividades artísticas, científicas e tecnológicas, e ensino de três línguas estrangeiras, com aulas de inglês, japonês e espanhol, que ampliam os caminhos dos alunos pelas diversas áreas do conhecimento.

 

Com ambientes revitalizados, que possibilitam o uso de metodologias ativas, o aluno tem seu Projeto de Vida potencializado, tornando a aprendizagem profunda.

Os educadores do Colégio Harmonia defendem que a permanência da criança no ambiente escolar em tempo integral favorece uma formação mais completa e equilibrada, sempre pautada no desenvolvimento das múltiplas inteligências. 

 

“Para uma melhor visualização da robustez do nosso conceito de educação integral 100% pedagógico, no Ensino Fundamental anos finais, por exemplo, o MEC determina o mínimo de 800 horas letivas no ano, que são 960 aulas, nós oferecemos 1.500 horas, que equivalem a 1.800 aulas anuais, quase o dobro do número de aulas, todas com muita qualidade”, explica o diretor do Colégio, Edilson Bertucci.

 

Para atender a todos esses objetivos, a escola oferece às crianças da educação infantil um conjunto de práticas pedagógicas com foco no projeto de vida de cada criança. 

 

“Desde que a criança ingressa na escola, elaboramos propostas de atividades que desenvolvem o conhecimento da construção da sua identidade própria e, gradativamente, ampliarem sua percepção do outro, da família, da escola e assim compreenderem qual será o seu papel na sociedade e caminhar no desenvolvimento de seu projeto de vida. Com leitura de livros e rodas de conversas”, explica a coordenadora Carolina Tanaka.

 

Segundo a coordenadora, no cotidiano escolar, os alunos desenvolvem as habilidades socioemocionais tanto em propostas de atividades colaborativas como em aulas para exercício de práticas de mindfulness e musicalização.

 

No ensino fundamental anos finais, os alunos contam com os núcleos eletivos inspirados nos itinerários formativos do ensino médio, que são projetos interdisciplinares, envolvendo investigação científica, oratória, liderança, debates, projetos sociais, saúde e muito mais.

 

Educação Plurilíngue

 

No Colégio Harmonia, o ensino da língua inglesa é inserido já na educação infantil, com aulas todos os dias. As crianças ainda têm aulas de japonês, e o ensino do espanhol é introduzido a partir do 2° ano do ensino fundamental.

 

Usamos cookies para otimizar o desempenho deste site e oferecer uma melhor experiência de navegação no portal. Ao clicar em "aceitar todos" você aceita todos os nossos cookies. Você também pode aceitar somente os cookies estritamente necessários ou gerenciar e personalizar os cookies ao clicar em "gerenciar cookies". Para maiores informarmações, acesse o nosso Aviso de Cookies e nosso Aviso de Privacidade e Proteção de Dados.

Gerenciar Cookies Aceitar todos