Educação Infantil
A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica e tem o objetivo de ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades das crianças, diversificando e consolidando novas aprendizagens. O Colégio Harmonia prioriza o compromisso com a educação integral, que visa a formação e o desenvolvimento humano global, considerando a indivisibilidade das suas dimensões: afetiva, cognitiva, sociocultural, linguística, expressivo-motora, ética e estética e valorizando os princípios básicos:
a) éticos: valorização da autonomia, da responsabilidade, solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades;
b) políticos: direitos à cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática;
c) estéticos: valorização da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais.
Nesse contexto, consideramos como eixos estruturantes das nossas práticas pedagógicas o interagir e o brincar, como experiências nas quais as crianças constroem e apropriam-se de conhecimentos por meio das suas interações com os seus pares e com os adultos, possibilitando aprendizagens, desenvolvimento e socialização. Tendo em vista esses eixos estruturantes das práticas pedagógicas, o Colégio Harmonia respeita os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento:
- Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
- Brincar cotidianamente e diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.
- Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando.
- Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.
- Expressar como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.
- Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário. (BRASIL, 2017:36)