Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Tempo de formalizar aprendizagens e ampliar relações
O Ensino Fundamental tem por base a formação de um indivíduo que entende a cidadania como o exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando em seu dia a dia atitudes de solidariedade, respeito, gratidão, honestidade, trabalho em equipe, harmonia, ética e tradição da cultura japonesa.
No que se refere à construção do conhecimento, o Colégio Harmonia tem como instrumento a Base Nacional Comum Curricular, que abrange os componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências (Conhecimento do Mundo Físico e Natural e Educação Ambiental), História (do Brasil, da África e dos Africanos, da Cultura e das Etnias), Geografia, Arte e Educação Física. Além disso, o Colégio Harmonia conta com a aplicação de aulas com metodologias ativas, nas quais o aluno é o protagonista do processo de aprendizagem, vivenciando experiências diárias, formando sua base para o futuro. Aqui, a tecnologia é nossa aliada pois, ao utilizarem-na de modo orientado e adequado, os alunos desfrutam de um processo de aprendizagem ainda mais rico. Para complementar tudo isso, nossos educandos contam com um amplo espaço de contato com a natureza, que contribui significativamente com a compreensão do ambiente natural.
Pensando sempre no bem-estar dos alunos, no Colégio Harmonia, eles aprendem a cuidar do corpo e da mente nas aulas de Educação Física e nas práticas de Mindfulness. Prática essa, que visa fortalecer a habilidade de se perceber o que está acontecendo, enquanto está acontecendo, para construir uma consciência sobre o momento presente. Já no Espaço Maker, eles colocam a mão na massa e são conduzidos a vivenciarem o mundo da criação. No Colégio Harmonia, também são priorizados os valores humanos e de convivência, partindo da cultura japonesa, onde a tecnologia, arte, natureza, metodologias ativas e técnicas de atenção plena contribuem para a construção de indivíduos repletos de habilidades e competências acadêmicas e sociais!
Além da grade diversificada e completa, traz o PBL (Project Based Learning) nas práticas regulares, visando propiciar situações didáticas ainda mais potentes, que impulsionam o desenvolvimento de habilidades focais, com a reflexão, a criticidade, a investigação e a argumentação na construção de um vasto repertório de saberes, de maneiras de se expressar e de trabalhar em grupo.