Colégio Harmonia abre série de encontros
com especialista em direito digital
Nesta terça (06/08), o Departamento de Convivência em Harmonia em parceria com a Dra Alessandra Borelli abriu o primeiro encontro com os alunos do 4° ao 7° ano para um workshop sobre Bullying e Cyberbullying: prevenir para agir.
A palestra com a Dra Alessandra faz parte do Diálogo Aberto – programa que visa capacitar e orientar estudantes, professores e colaboradores com a formação contínua na criação de mecanismos eficazes de conduta para evitar e mediar conflitos.
“Vivemos em uma era onde a tecnologia está presente em todos os aspectos de nossas vidas. Crianças e adolescentes estão cada vez mais conectados, o que traz muitos benefícios, mas também desafios significativos. A educação socioemocional torna-se essencial para preparar nossos alunos para navegar nesse ambiente digital de forma segura, responsável e empática”, destacou o diretor do Colégio, Edilson Bertucci.
No encontro com os alunos o tema foi: Consciência e Responsabilidade e Qual o limite da minha liberdade de expressão?
Alessandra abordou os temas relacionando-os com exemplos reais e muito comuns, como a exclusão de um colega no grupo de WhatsApp, apelidos, fotos nas redes sociais sem consentimento, vídeos virais, boatos, grupos secretos e fofocas, que podem impactar na autoestima e na saúde mental das crianças. Alessandra fez questão de ressaltar a importância de respeitar a privacidade do outro e pediu o auxílio das crianças para refletir e resolver cada situação.
“Celular não é brinquedo. Você tem que saber que as ações de hoje podem refletir amanhã. E o bullying na internet é muito pior. Porque, a gente perde o controle. A palavra de ordem é para. Pediu para parar, tem que parar”, alertou.
E acrescentou: “Quando a gente fala que alguém cometeu um crime sem ter cometido, é calúnia, e na internet a responsabilidade é três vezes maior”.
“Eu acho muito importante entender sobre o bullying e o quanto ele é errado. A gente sempre tem que pensar se gostaríamos que fizessem com a gente. É preciso saber se colocar no lugar do outro”, disse a aluna Manuela, 9 anos.
O segundo workshop com a especialista é no dia 13 de agosto, para os alunos do 8° ao 3° ano do Ensino Médio.
“O nosso objetivo é proporcionar conhecimento sobre os direitos e deveres no ambiente escolar e no digital, fortalecer a capacidade de nossos alunos de gerenciar emoções, prevenir comportamentos prejudiciais e, consequentemente, promovendo uma cultura de respeito e empatia, que fazem parte dos valores do Colégio Harmonia”, finalizou a orientadora pedagógica, Carolinne Ramos.
*Alessandra Borelli é advogada especialista em direito digital, professora e autora do livro “Crianças e Adolescentes no mundo digital.