Ricardo Hideki Sannomiya, de 27 anos, chegou ao Harmonia em 2003, quando tinha nove anos. A cultura japonesa e a relação próxima dos pais com a Associação Harmonia fizeram com que ele estudasse no colégio até o final do Ensino Médio. “No Harmonia, a gente tinha uma relação mais humana. O sentimento que eu tinha era de ser parte de uma grande família. Nós tínhamos um contato muito próximo com professores e funcionários”.
Ricardo lembra ainda que o diferencial do Harmonia é trabalhar o crescimento interpessoal do aluno. “Trabalho em equipe, confiança, comunicação, segurança, o que chamamos de soft skills. A gente fazia muita apresentação de trabalho, não eram só os conhecimentos básicos, foi um treinamento para a vida”.
Ricardo foi aprovado diretamente do Ensino Médio na Universidade Estadual de Londrina, UEL, em Administração. Fez pós-graduação em Finanças no Instituto de Ensino e Pesquisa, INSPER, e atualmente trabalha com a gestão de fundos no mercado financeiro, na Mauá Capital. Realizado, ele tem consciência da importância de sua profissão nos dias de hoje. “Um dos motivos para acreditar que a minha profissão é essencial é que a maioria dos brasileiros não possui uma educação financeira”, alerta.
“Minha função é ajudar as pessoas a investir melhor e a fazer a gestão do próprio dinheiro”, completa.
O administrador aproveita para ensinar que o dinheiro é um facilitador na vida das pessoas.
“O dinheiro é um mal necessário. As pessoas precisam parar de trabalhar por dinheiro e fazer o dinheiro trabalhar para elas. Só assim você conquistará a sua independência financeira”.