Colégio

Trabalho em Equipe: promovendo a colaboração e o sucesso educacional

No último sábado, 08 de junho, a equipe de Recursos Humanos e a diretoria do Colégio Harmonia realizaram uma dinâmica na nossa escola voltada exclusivamente para os colaboradores. 

O principal objetivo da atividade foi promover a integração entre os funcionários, permitindo que se conhecessem melhor e compreendessem a importância de cada função no sucesso da instituição. O evento demonstrou claramente como a confiança nos colegas de trabalho e a cooperação são essenciais para o funcionamento harmonioso e eficiente de qualquer organização.

A dinâmica foi dirigida pela diretora social Teruco Kamitsuji, que tem uma conexão única com a Casa de Estudantes Harmonia – ela foi moradora da Casa no ano de 1963. Especialista na área de T&D de gestão de relacionamento com clientes, Teruco teve grandes empresas parceiras como a Unilever, Embraer, Abott Brasil, Telesp, Fast Shop, Lojas Tókio, Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social- Bunkyo, SESC, Sakura Alimentos e Carglass Brasil.

Com uma trajetória marcada por significativas contribuições no campo da orientação educacional e de cargos de liderança, ela inspirou e motivou a equipe do colégio a alcançar novos patamares de colaboração e excelência.

“Fiquei impressionada e amei conhecê-la. 78 anos com essa vitalidade e clareza, é inspirador”, exaltou a professora de redação, Márcia Toledo.

O diretor do Colégio Harmonia, Edilson Bertucci, destacou que a dinâmica foi planejada para fortalecer o espírito de equipe, estimular a cooperação e a confiança entre os colaboradores. “Valorizamos cada função, independentemente da hierarquia, todas são cruciais para o funcionamento da escola”.

A atividade iniciou-se com uma apresentação, onde os colaboradores foram incentivados a falarem de maneira descontraída, compartilhando suas experiências profissionais e na escola.

Na sequência, começou a interação. Com músicas de Mozart e do Debussy ao fundo, os colaboradores foram convidados a caminharem livremente e depois foram divididos em pequenos grupos mistos.

Após a conclusão das atividades, Teruco reuniu o grupo para refletir sobre a experiência. Eles discutiram o que aprenderam sobre si mesmos e sobre os colegas, e como poderiam aplicar essas lições no ambiente de trabalho. Este momento de reflexão foi crucial para consolidar o aprendizado e permitir que os participantes compartilhassem suas percepções.

“A música modula as emoções. A gente percebe todo mundo entrando nesse compasso, sentindo a música. E, de uma certa maneira, o corpo sente também quando a gente se entrega. É normal as pessoas sentirem vergonha da autoavaliação. Para mim, foi maravilhoso. Eu amo esse trabalho de expressão com a conectividade social entre todos. Me emocionei muito!”, afirmou a professora de música, Andrea Azevedo.

“Com essa dinâmica do “Quem é você”, a gente consegue acessar coisas que não imagina a nosso respeito. Fiquei surpresa com algumas características boas, que normalmente, eu não pensava ou não valorizasse”, afirmou a professora da Educação Infantil, Bruna Vano.

“Eu gostei muito do encontro, porque muitas vezes a gente não valoriza a nossa trajetória e a trajetória de quem está com a gente. Enfatizamos muito os nossos defeitos e isso nos deixa para baixo, e nos momentos de dificuldade é isso que a gente precisa valorizar nos outros e se apoiar. Nos nossos alunos, nos nossos professores e em nós mesmos. É muito importante olhar para trás e ver o quanto já evoluímos e o que temos a evoluir, se pensarmos dessa forma, podemos evitar muitos problemas interpessoais”, destacou o professor de Física, Gabriel Cuzziol.  

“Nesse momento, a gente percebe que não é fácil confiar. Por mais que são pessoas que eu já trabalho há bastante tempo e que no dia a dia eu confio bastante, naquele momento, em relação ao corpo, eu senti que também tinha a participação, se eu cair ou não é responsabilidade de todos que estavam ali ao meu lado e minha também”, disse a professora de Língua Portuguesa, Bruna Sousa.

“Movimento é vida. Outro dia estava conversando sobre a importância da Educação Física e o quanto as pessoas não conseguem ainda reconhecer o valor dessa disciplina, porque tudo o que foi dito aqui é muito do que trabalhamos com as crianças, sobre se conhecer, respeitar o seu espaço, o espaço do outro e o espaço coletivo. E de se reconhecer, conhecer as suas qualidades para, então, enxergar o outro na sua totalidade”, explicou a coordenadora da Educação Física, Milena Battistin.  

“As dinâmicas serviram para aproximar as pessoas, refletir e valorizar as qualidades da nossa equipe, que são infinitas. Cada um tem diversas habilidades, que juntos constroem e transformam a educação”, explicou a coordenadora de Recursos Humanos, Keiko Kojima.

“Vocês são educadores, não importa a função que vocês estejam. Educar quer dizer: tirar o que está dentro e colocar para fora. Quem somos nós para moldar um aluno. Ele já vem de casa moldado, ele já vem com uma carga. E qual a função do professor? Olhar esse aluno e conhecer a história dele. Todos nós somos diferentes e cada um tem a sua forma de ensinar e a sua metodologia. Não existe uma melhor e uma pior. Existem metodologias diferentes. É na diferença que a gente soma e cresce”, refletiu Teruco.

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