Conhecida por ser um dos maiores e mais importantes reservatórios de água da Região Metropolitana de São Paulo, a represa Billings, em São Bernardo do Campo, fornece água para abastecimento público dos municípios do Grande ABC e parte de São Paulo, transferindo água para a represa Guarapiranga e para o sistema do Alto Tietê.
Infelizmente, alguns trechos da represa Billings têm a água tão tóxica que pode ser letal, de acordo com os resultados preliminares de uma pesquisa da Universidade de São Caetano do Sul (USCS) em parceria com a Universidade de São Paulo (USP).
Um dos principais fatores de degradação da qualidade da água é o lançamento de esgotos clandestinos.
No final do mês de agosto, cinco professores do Colégio Harmonia, em parceria com a Shizen Ambiental, iniciaram um estudo no Parque das Águas da Billings para reconhecer o Parque Estadual como potencial campo de pesquisas escolares no âmbito da Educação Ambiental para o Ensino Fundamental e Ensino Médio.
“O nosso objetivo foi observar as reais condições do Parque para efetivo campo de pesquisas escolares para o Colégio Harmonia (infraestrutura, segurança, localização, entre outros), levantar as possibilidades de atividades/trabalhos a serem desenvolvidos no Parque (passeios, levantamentos/estudos específicos), indicar o desenvolvimento de futuras investigações no local e propor aos gestores do Parque possíveis ações para a sua melhoria”, afirmou o coordenador de projetos da Shizen, Márcio de Souza.
Professores que participaram do estudo: Wil Onishi, Elaine Figueiredo, Juliana Zayas, Raíssa Teixeira e Luana Capellari.