Nesta terça (30), aconteceu o 2° dia do Ciclo de Palestras, do projeto Orientação de Carreira para os alunos do Ensino Médio.
O Colégio Harmonia teve a honra de contar com a participação do Mestre em Engenharia de Materiais – Mackenzie – 2013 e Doutor em Engenharia de Materiais – Mackenzie – 2024, Eduardo Nocera.
Ao longo dos últimos 30 anos teve uma sólida carreira na indústria, onde atuou em grandes multinacionais como Sandvik, Cofap e Mahle Metal Leve, exercendo cargos de Engenheiro de Produto, Gerente de Engenharia e Diretor de Tecnologia. Atualmente, é consultor na área de análise de falhas e engenharia de materiais na Universidade Presbiteriana Mackenzie.
“A primeira dica que eu posso passar para a carreira de vocês é: a gente nunca deve parar de se atualizar. Estudem muito. Eu fui estudando assuntos que eu gostava, que me cativaram, e eu comecei a gostar de estudar. Estou com 57 anos e eu adoro ler um artigo, entender o que está acontecendo com aquele fato”, ressaltou Eduardo.
Em sua apresentação, Eduardo destacou a importância vital da engenharia em nossa sociedade. Desde a construção de infraestrutura até o desenvolvimento de tecnologias inovadoras, a engenharia desempenha um papel fundamental em quase todos os aspectos da vida moderna.
“Engenharia não é simplesmente fazer conta. Você precisa ter noção de administração e raciocínio lógico. Eu costumo dizer que o engenheiro é um grande solucionador de problemas. No segmento da engenharia civil, podemos calcular para construir as pontes e os prédios, por exemplo. É preciso pensar em quantas vigas são necessárias para a ponte não desabar e suportar um peso de diferentes toneladas. É necessário ter bons conhecimentos de Matemática e de Física”.
É no Grande ABC Paulista que estão localizadas as grandes universidades para cursar Engenharia. O Instituto de Engenharia Mauá, a FEI e a UFABC estão entre as maiores instituições do país. “Essas instituições darão uma boa base para ingressar ao mercado de trabalho. Eu trabalhei em empresas que nem pegavam profissionais vindo de faculdades de segunda linha”.
Existem de 47 a 55 especializações em Engenharia. Entre elas estão: Engenharia Aeronáutica, Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia Biotecnologia, Engenharia Elétrica, Engenharia Industrial, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia de Telecomunicações e Engenharia Mecânica.
Pensando na carreira, Eduardo falou sobre o que é ser bom profissional e um excepcional profissional.
Para ser excepcional, é necessário ter um coração de engenheiro. O que vocês forem fazer, precisa ser feito com paixão, com amor. Tem que ser interessado e curioso. Precisa ter brilho no olho. Eu contratei muitos engenheiros ao longo da minha carreira. E na entrevista, eu não me preocupava se o engenheiro sabia da técnica ou não. Eu me preocupava saber se ele fazia com vontade de ser engenheiro. Aí eu contratava na hora, porque a técnica a gente ensina, agora paixão e interesse a gente não ensina. Ou a pessoa tem ou não tem”.
“Ser curioso e entender o porquê que as coisas funcionam de uma forma faz com que vocês consigam propor coisas novas e caminhos diferentes”.
Para quem pretende seguir os estudos em Engenharia, Eduardo resumiu o que pode contribuir para que o estudante tenha uma carreira próspera.
“Ter ética, como em qualquer profissão, buscar constante atualização, saber identificar oportunidades, capacidade de trabalhar em equipe – um engenheiro nunca trabalha sozinho – o Colégio Harmonia ensina bem essa habilidade, perfil de liderança (nem sempre é necessário, mas é bom), aptidão para cálculos e saber receber não!”