Sem categoria

O novo normal

O ar livre, o contato com a natureza, as brincadeiras com os amigos. O retorno às aulas não poderia ter sido melhor.
Uma das grandes preocupações do Colégio Harmonia era poder acolher as nossas crianças da forma mais lúdica possível.

Apesar da alegria de voltar às atividades presenciais (antes do decreto do governo do Estado de São Paulo para a fase emergencial), os alunos também se surpreenderam ao encontrar a escola diferente do que era antes.

“Nós percebemos que eles estavam felizes, mas um pouco desconfortáveis por ter que seguir alguns protocolos de segurança como utilizar a máscara, cumprimentar o amigo pelo cotovelo, por isso foi muito importante nosso acolhimento psicoemocional”, disse a psicóloga Amanda Effenberger.

 

 

Pensando em tornar esse retorno mais leve, grande parte das atividades de acolhimento com a Educação Infantil foi feita fora da sala de aula para aproveitar nossos espaços externos, privilegiando o brincar e o interagir.

Os dois eixos fundamentais da aprendizagem e do desenvolvimento das habilidades das crianças voltaram a fazer parte do cotidiano escolar.
Em uma manhã ensolarada, a atividade que chamou atenção foi o descongelamento de dinossauros. Com ferramentas e muita exploração, os alunos tiveram a autonomia de resolver o problema, além de que estimularam o tato com os objetos gelados e a visão com a transformação da matéria.

”Foi emocionante acompanhar de perto o retorno dos nossos alunos. Mesmo depois de tanto tempo longe, eles mantiveram a identidade da escola presente”, afirmou a coordenadora da Ed. Infantil/ 1º ano do EFI, Carolina Tanaka.

“Foi uma oportunidade para estreitar vínculos e redescobrir o espaço. Eles nunca viveram a escola com tanta alegria e intensidade”, relembrou Adriana Rocha, coordenadora do EFI.

A volta às atividades presenciais foi uma rica oportunidade para a Equipe Pedagógica observar cuidadosamente cada um de nossos alunos e, assim, traçar diagnósticos que revelaram as potencialidades e as vulnerabilidades de cada um, tal como fizemos nos meets individuais com aqueles que permaneceram 100% on-line por enquanto. “Conseguimos lapidar o projeto pedagógico e a replanejar a prática educativa como forma de trazermos propostas ainda mais consistentes e efetivas para esse novo ano escolar”, destacou Adriana.

 

Usamos cookies para otimizar o desempenho deste site e oferecer uma melhor experiência de navegação no portal. Ao clicar em "aceitar todos" você aceita todos os nossos cookies. Você também pode aceitar somente os cookies estritamente necessários ou gerenciar e personalizar os cookies ao clicar em "gerenciar cookies". Para maiores informarmações, acesse o nosso Aviso de Cookies e nosso Aviso de Privacidade e Proteção de Dados.

Gerenciar Cookies Aceitar todos