Na noite desta quinta (09/05), A Prefeitura de São Bernardo, por meio do Fundo Social de Solidariedade, iniciou a Campanha de Inverno 2024.
O reforço da campanha deste ano será “A turma do calorzinho”, composta pelas cinco mascotes vencedoras do chamamento cultural promovido entre estudantes de unidades de ensino públicas e privadas de São Bernardo matriculados entre o 1° e 5° ano do Ensino Fundamental. São eles: Girassol, Lucas, Rustiquinho, Pipa Lucas e Super-Lili. Juntos, eles não deixarão o frio chegar!
O aluno do 4° ano do Colégio Harmonia, Caio Tanaka, foi um dos vencedores ao criar o Lucas, na categoria Inclusão e Diversidade.
“Eu estou muito feliz pelo meu desenho ter sido escolhido e poder representar todas as crianças que participaram”, disse Caio, de 9 anos.
Como premiação, Caio ganhou um celular, além de um curso de desenho e um kit de artes. Os professores orientadores foram contemplados com um voucher de R$ 100 para a compra de livros didáticos e um cartão presente de R$ 200 para o restaurante Paris 6 Bistrô.
Com a conquista, o Colégio Harmonia ganhará ainda um dia com brinquedos infláveis.
“A conquista do Caio reflete o apoio e a orientação contínua de nossos dedicados professores, aliado aos ambientes de aprendizado estimulantes que cultivamos em nossa escola. A criatividade e a habilidade do Caio, bem como sua fala no momento do prêmio, onde disse estar representando todos os participantes que não foram premiados, é o resultado do nosso conceito de Educação Integral, somado à excelente base familiar dele. Estou confiante de que esta conquista servirá como inspiração para todos os nossos alunos, encorajando-os a perseguir seus sonhos com determinação e coragem, sempre com amor ao próximo”, destacou o diretor do Colégio, Edilson Bertucci.
Os alunos Bernardo Colen, do 3° ano, e Augusto Menezes, do 5° ano, tiveram os desenhos selecionados para a etapa final e ganharam certificado de participação e headphones.
“Como professora de artes visuais, tive a oportunidade de fazer com que os alunos do Ensino fundamental Anos Iniciais colocassem a “mão na massa” na produção de personagens que pudessem ilustrar simbolicamente o valor de ações do bem e que tem o poder de transformar a nossa cidadania em consciência cívica, onde o “eu” de cada criança interage e se volta para o “outro”. No Colégio Harmonia, os alunos desenvolvem, desde muito pequenos, habilidades que vão muito além do que se aprende na escola. Isso porque, eles concretizam por meio do envolvimento com as artes em transdisciplinaridade com outras disciplinas, estudos que abordam as questões mais prementes da sociedade, pois de modo constante, eles são sensibilizados para a percepção das diversidades socioeconômicas e culturais. Essa construção de uma consciência formativa dos alunos faz com que eles percebam que a educação é para todos”, detalhou a professora Dra. Marcela Nhedo.
A cerimônia contou com a presença da deputada estadual e primeira-dama Carla Morando, da professora Silvia Donnini, secretária de Educação; Carlos Romero, secretário de Cidadania e da Pessoa com Deficiência; e de Greici Picolo, presidente do Fundo Social de Solidariedade do município. Maria de Jesus, da sociedade Fraternitas, representou no palco todas as 54 entidades assistenciais cadastradas no Fundo.
“Para a educação, essa campanha é um privilégio. Foram cinco categorias, crianças do 1° ao 5º ano do Fundamental. Mas, o mais importante é desde muito cedo tratar na escola sobre solidariedade, empatia e capacidade de se colocar no outro”, ressaltou Silvia Donini.
Todas as peças de inverno recebidas na campanha serão repassadas para entidades assistenciais cadastradas no Fundo Social, que atuarão como pontos de triagem e distribuição dos itens arrecadados junto às comunidades onde estão inseridas. Desde 2017, já foram arrecadados e distribuídos mais de 700 itens pela campanha.
O Colégio Harmonia será um dos pontos de arrecadação. De acordo com a presidente do Fundo Social, Greici Picolo, parte das arrecadações entre roupas de frio, cobertores, novos e usados, em bom estado de conservação serão destinadas às vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul. A campanha vai até 1° de agosto.