Aluno do Colégio Harmonia entre 2008 e 2019, Paulo Guilherme Ferreira foi aprovado no curso de Letras na Universidade de São Paulo em 2020.
Recentemente, ele foi contemplado com a Bolsa de Língua e Cultura do Ministério da Educação, Cultura, Esporte e Tecnologia do Japão (MEXT) por recomendação do Consulado Geral do Japão, em São Paulo, para estudar na Universidade de Wakayama.
Há quatro meses no país asiático, o jovem conta que a história com o Japão começou justamente no Colégio Harmonia.
“Do Ensino Fundamental ao Ensino Médio tive o privilégio de entrar em contato com a língua e a cultura japonesa e passar três semanas no Japão, em 2018, com o intercâmbio da escola. A escolha pelo curso de letras japonês foi quase que natural”, exalta.
Até agora, nesse tempo desde que desembarcou no Japão, Paulo Guilherme já teve a oportunidade de interagir com diversos estudantes japoneses e de outras nacionalidades. “Devo muito ao Colégio Harmonia por esta conquista, foi lá onde essa história começou a ser escrita. O nosso Colégio é um caso peculiar, senão único no Brasil de uma casa de estudantes japoneses convertida em um centro educacional de qualidade”.
É comum muitos estudantes terem uma certa insegurança com relação ao intercâmbio, como por exemplo, como fazer para se comunicar, falta de confiança para fazer novas amizades e contatos, o desconforto de estar longe da família e até mesmo o processo de seleção, mas Paulo garante que toda a bagagem que trouxe desde a época da escola conseguiu ser aprovado num processo seletivo minucioso no Consulado para receber a bolsa do MEXT.