Num mundo em que os recursos naturais estão cada vez mais escassos e o meio ambiente sofre processos de degradação, a sustentabilidade é uma alternativa para promover a interdependência entre economia, meio ambiente e sociedade.
No Colégio Harmonia, a sustentabilidade é tema em diversas atividades e, principalmente, na disciplina Projeto de Vida.
Seguindo a metodologia PBL – Problem Based Learning, aprendizagem baseada em problemas, os alunos são constantemente desafiados a resolverem problemas reais que envolvem nossa comunidade, nossa cidade, nosso país e o mundo.
E foi exatamente em uma dessas aulas que os alunos, do 2° ano do Ensino Médio, Filipe Katayama, Victor Maki e Carlos Garbin decidiram criar um protótipo de bicicleta em estrutura de bambu.
“A gente decidiu fazer esse projeto para tentar resolver um problema que acontece na sociedade atualmente. Muitas pessoas trabalham longe de suas casas e, normalmente, utilizam transporte público. Com a bike de bambu, conseguimos criar um meio de locomoção durável, já que o bambu é mais resistente que o aço, com um custo barato e sustentável”, explica Filipe.
Para desenvolver a bicicleta, os estudantes gastaram um pouco mais de R$ 200. Eles aproveitaram materiais que estavam parados em casa, como os pneus, e utilizaram o esmeril para fazer alguns acabamentos finos.
“Foi necessário comprar diferentes tamanhos de parafusos, porcas, arruelas, que permitiram a fixação das peças da bicicleta, além do PVC para fazer o eixo. Levamos uma semana para deixá-la em pé”, explica Victor.
Os alunos garantem que para vender uma bicicleta nesse estilo sairia no valor de R$ 700,00, bem mais em conta que uma bicicleta tradicional.
“Estamos muito felizes com a iniciativa dos nossos alunos. Nós esperamos que eles criem soluções eficientes para os problemas atuais e para os que possam surgir em nossa sociedade. Eles deram um grande exemplo de consciência sustentável para repassar para fora da escola”, afirma o diretor do Colégio, Edilson Bertucci.