Canal de atendimento exclusivo para matrículas e rematrículas

Enviar Mensagem
X

Canal de atendimento exclusivo para matrículas e rematrículas

Floração de Pau-Brasil colore e aromatiza praça do Colégio Harmonia

08 setembro, 2021

Os alunos do Colégio Harmonia tiveram a oportunidade de ver bem de pertinho o florescimento da árvore Pau-Brasil. Uma verdadeira obra mágica da natureza.

 

A Flor-do-Pau-Brasil tem quatro pétalas amarelas e uma pequena no centro, de cor vermelha. Exala um perfume maravilhoso e muito agradável. Apesar de ser uma flor absolutamente linda, infelizmente, é uma espécie que só floresce uma vez ao ano, o que a torna uma raridade. Estas flores do Pau-Brasil são tão especiais e maravilhosas que permanecem por pouquíssimo tempo abertas. 

“Essa árvore é muito significativa para gente. Faz parte do nosso jardim e da nossa história. Para o nosso Colégio, que valoriza a cultura e a união dos povos, ter uma espécie como o Pau-Brasil entre nós, é um privilégio”, ressalta o diretor Edilson Bertucci.

 

A professora do 1º ano, Juliana Camargo, está no Colégio há 10 anos e afirmou que nunca viu a árvore tão florida e bonita como hoje. “Eu até já tentei plantar uma na minha chácara, mas, infelizmente, não cresceu”.

 

De nome científico Paubrasilia echinata, o Pau-Brasil é uma espécie nativa das florestas tropicais brasileiras, presente no bioma da Mata Atlântica, e desde 2004 entrou oficialmente na lista de árvores ameaçadas de extinção.

 

O nome do pau-brasil é alvo de muita especulação e de debate entre os historiadores. O consenso atualmente é que o termo “brasil” fazia referência à resina encontrada na madeira que possui tom avermelhado. As historiadoras Lilia Schwarcz e Heloísa Starling sugerem que o termo “brasil” e todas as suas variações são oriundas do termo latino “brasilia”, que significava “cor de brasa” ou “vermelho”|3|.

 

Além de pau-brasil e ibirapitanga, a árvore é conhecida por muitos outros nomes, como ibirapita, muirapiranga, orabutã, brasileto, pau-rosado e pau-de-pernambuco.

 

A árvore remete à colonização do Brasil. Foi a exploração e o comércio da madeira e da tinta (extraída do cerne) as primeiras atividades econômicas do País, no século XVI. Atualmente, a árvore é um patrimônio nacional e protegida pela Lei Federal (6.607/78).

 

 

Últimas notícias

23 setembro, 2021

Turma do Infantil participa de processo do plantio à colheita de rabanete

Após leitura, a turminha do Infantil IV teve a oportunidade de plantar as sementes de rabanete na horta do Colégio.
15 setembro, 2021

Em forma de notícia, alunos descrevem o Colégio Harmonia

Os alunos do 4º ano, sob o comando da professora Claudia Branco, escreveram suas impressões sobre os espaços do Colégio Harmonia.
14 setembro, 2021

Diário do Grande ABC: Alunos fazem perfume com essência da flor do pau-brasil

Árvore, que floresceu na semana passada, atraiu atenção de estudantes e professores.

FECHAR

Venha conhecer o Harmonia

Preencha o formulário abaixo, e envie suas informações para que possamos entrar em contato para agendar uma visita.