A feira aconteceu ao lado da horta do Colégio Harmonia e teve como propósito atrelar a Educação Financeira ao Projeto Mãos na Horta, de uma forma lúdica trazendo a conscientização do bom uso que devemos fazer com o nosso dinheiro.
A proposta da atividade de brincadeira de faz de conta – Fui à Feira – foi planejada pelas professoras Larissa Elias, Infantil III, e Sara Reis, Infantil IV.
De acordo com as professoras responsáveis, o projeto está alinhado à BNCC, que estabelece os direitos e aprendizagem na Educação Infantil: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se e, também, de acordo com a curiosidade e interesse das crianças pela temática.
Durante a feira, as educadoras montaram uma banca com frutas e verduras, após a colheita dos alfaces e beterrabas, para brincarem de fazer compras.
“É um assunto tão importante, mas abordado de uma forma lúdica. As crianças maiores confeccionaram os tickets, escreveram quanto valia cada um deles. Colocamos em uma caixa e elas puderam relacionar os números às suas respectivas quantidades de frutas ou vegetais adquiridos no momento da feira. Assim, de forma mais concreta, as crianças colocaram em prática os conceitos de contagem e quantidades brincando”, explicou a professora Sara.
“A interação e a brincadeira são essenciais para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil. Pensando nisso, proporcionamos vivências lúdicas para que os pequenos possam experimentar diversas situações do cotidiano, tornando assim, uma aprendizagem efetiva por ser significativa”, finalizou a professora Larissa.
Confira a matéria completa no site do Diário do Grande ABC.
https://www.dgabc.com.br/Noticia/3889507/brincando-de-ter-dinheiro