Imagine um mundo onde cada escolha que você fizer hoje moldará o seu amanhã. É um pensamento poderoso, não é? Quando se trata de escolher uma carreira, essa ideia pode ser esmagadora, especialmente para estudantes do Ensino Médio que estão prestes a embarcar em uma jornada de autodescoberta e decisões cruciais para o futuro. É aqui que a Feira de Profissões do Colégio Harmonia entra em cena como um farol de orientação, iluminando o caminho para um futuro bem-sucedido.
“O Ensino Médio é um período importante na vida de um estudante. É quando os jovens começam a forjar suas identidades, interesses e paixões. No entanto, muitas vezes, eles se sentem perdidos em um mar de possibilidades. A Feira de Profissões é mais uma oportunidade de conhecimento em meio a tantas incertezas”, disse o diretor do Colégio, Edilson Bertucci.
Na edição deste ano, o Colégio Harmonia contou com a palestra do professor do Instituto Mauá de Tecnologia, Jones Eduardo Egydio. Com o tema: “Profissões do Futuro e seus Desafios”, o professor falou sobre os desafios e as oportunidades. Entre os desafios, Jones destacou a necessidade de reciclagem profissional constante. Profissões emergentes exigem novos conhecimentos e habilidades. O professor aproveitou para alertar sobre o impacto da tecnologia nas próprias carreiras e como se preparar para essas demandas.
Inspiração para o Futuro
A Feira de Profissões do Colégio Harmonia contou com a presença de ex-alunos e foi uma excelente oportunidade para ajudar os estudantes a sonhar grande e acreditar que esses sonhos podem se tornar realidade.
- Estudante de Medicina na Universidade 9 de Julho, Laura Bonfioli, estudou durante 10 anos no Colégio e fez questão de estar presente na Feira. “Eu queria muito compartilhar um pouco da minha experiência, do meu curso, porque quando eu estava no Ensino Médio foi algo que me ajudou bastante e contribuiu para as minhas escolhas de hoje”, disse ela.
- Aprovado na UFSCAR, o ex-aluno Rodrigo Castro escolheu mudar-se para Portugal para cursar a Universidade Nova de Lisboa, que tem parceria com o Colégio Harmonia, e fez questão de estar presente na Feira. “Aproveitei para transmitir um pouco da minha experiência e incentivar os colegas a irem pra lá também”.
- Aprovada na Unicamp em 1° lugar, no curso de Administração Pública, a ex-aluna Ana Mendes disse que se sente realizada com a escolha. “Aproveitei a Feira para rever os amigos e contar que eu me encontrei nesse curso, na área de humanas, graças ao Colégio Harmonia”.
A Feira contou com a participação das faculdades de Medicina do ABC, Direito São Bernardo, Fundação Santo André, Instituto Mauá de Tecnologia, USCS, Metodista e Strong.
Estreando o novo palco do auditório do Colégio Harmonia, o nosso ex-aluno Roger Hideo realizou uma apresentação de ilusionismo.
“Passei minha vida aqui no Colégio Harmonia, estudei de 1996 até 2005, o Colégio foi minha segunda casa. E hoje, eu retornei para participar da Feira de Profissões e fiz uma palhinha de mágica no auditório. Participar desse momento me causou muita emoção, pois foi nesse mesmo auditório que surgiu a minha vontade de ser mágico e seguir essa profissão”, relata o Ex-Aluno.
E para fechar com chave de ouro, tivemos o nosso tradicional almoço no “bandejão”, que foi aprovadíssimo pelas famílias!
“Pela primeira vez almocei com meu filho aqui e só tenho que agradecer ao Colégio Harmonia por este momento. Eu sempre quis estudar aqui e, hoje, proporcionar esse privilégio para o meu filho é muito gratificante”, afirmou Katia Kazumi, mãe do Cadu, 1° ano do ensino médio.
“Esperei por este momento por 14 anos. É a primeira vez que almocei aqui com a Duda, foi muito especial”, exaltou Valéria Mello, mãe da Duda, 9° ano.