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Estudantes debatem temas relevantes em simulação da ONU

Os alunos do 1° ao 3° ano do Ensino Médio participaram, entre os dias 23 a 25 de outubro, de uma simulação da ONU.

O projeto chamado de HMUN teve a supervisão do professor de História e Sociologia, Marcus Toledo.

“A ideia é um debate de assuntos de relevância internacional como se estivéssemos em um comitê das nações unidas em que cada aluno representa o papel de um diplomata, falando de um país buscando soluções para problemas internacionais. Neste ano, estamos trabalhando com três temas: internacionalização da Amazônia (meio ambiente), crise econômica pós-Covid e crise de refugiados na Europa (direitos humanos)”, explica Marcus.

O educador conta que toda a identidade visual, como nome e logotipo, além de toda a estrutura foi desenvolvida por alunos. “É uma proposta que transfere a responsabilidade para os alunos desde a organização do coffee break, a limpeza das salas, montar as plaquinhas, tudo é pensado por alunos. Cada vez mais, estamos transferindo o protagonismo para os alunos de construir essa atividade. Além disso, é uma forma de desenvolver outras habilidades, como a retórica, que dentro de sala de aula é muito mais difícil”.

A responsável pela elaboração de toda a parte gráfica foi a aluna Laura Kaori, do 3° ano do Ensino Médio, que assumiu a posição de secretária geral do evento. 

“Como eu penso em trabalhar com design, eu acredito que foi uma boa oportunidade para mostrar o meu trabalho. Estou muito satisfeita e, com certeza, já é um portfólio para a minha carreira”, conta toda orgulhosa.

Para abrir o evento, os alunos contaram com a palestra do professor mestre Vinícius Domingues Nunes, da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, com o tema Diplomacia e as Relações Internacionais.

O professor explicou como é formada a Organização das Nações Unidas e os motivos da guerra na Faixa de Gaza, com Israel e a Palestina.

“Não existe um governo mundial, os países estão reunidos para justamente lidar com a dificuldade de perceber a realidade”, disse o professor.

A aluna Júlia Vera, do 3° ano do Ensino Médio, ficou muito satisfeita com a proposta da escola e contou que ao ver cada colega desempenhando a sua função conseguiu ter uma maior clareza de como uma reunião da ONU funciona.

“Eu como staff, por exemplo, consegui perceber como se estivesse trabalhando mesmo, como uma secretária ou como estagiária em algum lugar. Enquanto isso, enriqueceu muito os alunos pela pesquisa que eles fizeram para poder solucionar os problemas. Compreendemos que esses temas relacionados aos direitos humanos e tantos outros que envolvem interesses globais são muito difíceis de lidar, mas que precisam de uma resolução pacífica. Pensar nisso, é pensar em um futuro melhor, porque faz a gente se conscientizar destas questões, com uma base para atuar nessa diplomacia mundial”.

Os alunos que atuaram como jornalistas fizeram a cobertura do evento, participando da coletiva de imprensa e dos debates, e escreveram reportagens para os veículos de comunicação Fox News e The Guardian.

“Foi muito proveitoso trabalhar como jornalista. Com as reportagens, foi possível melhorar a minha capacidade de compreender o que é mais importante e o que vale destaque”, disse o aluno Pedro Kyono, aluno do 1° ano do Ensino Médio.

“Foi excelente a experiência! Tivemos que estudar bastante para fazer as perguntas, principalmente o tema relacionado a economia”, disse Sophia Toledo, aluna do 2° ano do Ensino Médio. “Ainda desenvolvemos a agilidade para construir a reportagem. Tínhamos um prazo para entregar o texto, com as falas e as fotos”, completa.

O estudante Daniel Svanci, do 3° ano do Ensino Médio, representou a Alemanha no discurso da internacionalização da Amazônia e conta que se identificou com a parte mais humanitária do tema, com o controle e proteção da região com a demarcação indígena, o extrativismo, o garimpo ilegal e todas as políticas públicas dos países envolvidos.

Ao final do evento, todos os alunos ganharam certificado de conclusão pela participação na 1° Edição da HMUN – Harmonia Model United Nations.

Os estudantes ainda foram premiados com menção honrosa, menção oratória e menção revelação pelo desempenho nos três dias de simulação.

“Estou muito feliz pelo desempenho e engajamento dos alunos. Até o ano que vem”, finalizou o professor Marcus.

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