Nesta sexta (07), um grupo de estudantes da Universidade Federal do ABC realizou uma palestra sobre o carro de fórmula desenvolvido por eles. O evento, que aconteceu no auditório do Colégio Harmonia, faz parte do projeto “Orientação de Carreira” para os alunos do Ensino Médio e atraiu entusiastas da engenharia e inovação.
“Estar aqui é uma grande oportunidade para mostrar aos alunos do Ensino Médio como ingressar na faculdade e qual o curso escolher. Conversamos muito sobre a graduação, as entidades e as competições que eles vão poder participar. Tenho certeza de que foi uma troca de experiência muito valiosa para eles e para a gente”, disse Maria Eduarda Fiori, que está no 2° ano de Bacharelado em Ciência e Tecnologia – Engenharia Aeroespacial.
A Scuderia UFABC é uma representante da universidade na categoria Fórmula Combustão da SAE Brasil. Durante a palestra, o grupo apresentou as principais etapas do desenvolvimento do carro e deixou alguns equipamentos à disposição dos alunos.
Duda, como é conhecida, é uma das monitoras do Colégio Harmonia nas aulas de robótica – uma área que faz parte da graduação na UFABC -, e na maioria dos testes e provas é ela quem pilota o carro. Outra estudante, que também integra as aulas no Colégio Harmonia, é Isabela Aparecida André dos Santos, que está cursando o 2° ano de Bacharelado em Ciências Humanas.
Participação em Competições
O grupo destacou a importância das competições estudantis no desenvolvimento do projeto. Neste ano, o RM-02 está indo para a sua quinta competição. “A equipe começou a competir em 2015, então foram 4 anos de muita pesquisa e desenvolvimento até o primeiro carro”. Essas competições não apenas proporcionam visibilidade ao projeto, mas também oferecem aos alunos a oportunidade de aprimorar suas habilidades técnicas e de trabalho em equipe, além de trocar experiências com outros estudantes e profissionais da área.
“As competições agregam muito para o meu currículo, eu tive muitas conversas legais, fiz muito networking, que está me ajudando muito a conseguir estágios e experiência na minha área. É uma excelente oportunidade para fazer amizades com professores e influentes da área”, finalizou.
O diretor do Colégio, Edilson Bertucci, marcou presença e destacou o talento e a dedicação desses jovens inovadores. “Eles trabalham com segurança, sustentabilidade e tecnologia, colocando a UFABC no mapa das principais instituições de ensino que promovem a inovação no país. Estamos muito felizes que temos a Duda e a Isabela atuando em nossa escola”.