Considerado uma das vozes mais influentes da Educação global, o pesquisador português António Nóvoa tem uma relação profunda com o Brasil – e escolheu o país para lançar seu mais recente trabalho, o livro Professores – Libertar o Futuro.
A obra conta com 10 artigos (Editora Diálogos, 140 páginas), cada um deles organizado em torno dos lemas do Dia do Professor, definidos pela UNESCO e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).
O lançamento aconteceu na noite desta quinta-feira, 18/05, em São Paulo, e o Colégio Harmonia foi representado pela coordenadora da Educação Infantil e 1° ano, Gabriela Arruda, e as professoras Nayra Tiê, Beatriz Talib, Sara Reis, Bheatriz Harumi, Paloma Moura e Bruna Vano.
O mais novo livro do pesquisador constrói uma ponte entre o passado da Escola e o futuro, com diferentes perspectivas. Em um tempo em que o avanço da tecnologia alimenta devaneios futuristas, segundo os quais os professores seriam cada vez menos necessários; época em que tendências como o homeschooling parecem se espalhar pelo mundo, Nóvoa chama a atenção para a necessidade de defender a escola e dar voz e autonomia aos educadores para que conduzam as suas imprescindíveis transformações.
“Uma fala, entre tantas colaborações fantásticas que tivemos no encontro, o que me chamou a atenção foi a de que existe um mito, ou uma crença popularizada, de que a escola é a continuidade da casa. No entanto, de acordo com Nóvoa, ela é útil justamente por ser um espaço diferente, que proporciona outras vivências, outras culturas e um novo mundo para o estudante. Ou seja, não se trata de dizer que um lugar é melhor que o outro, mas, por ser diferente, a escola se torna indispensável na vida de cada criança”, exaltou Gabi.
*O Encontro com António Nóvoa foi organizado pela Editora Diálogos Embalados e oferecido aos educadores das escolas do Programa de Escolas Associadas da UNESCO no Brasil.