Pelo segundo ano consecutivo, o Colégio Harmonia é finalista do Prêmio Nacional de Gestão Educacional (PNGE 2024).
Neste ano, a escola está concorrendo na categoria Inovação Acadêmico-Pedagógica, com o projeto “Educação Ambiental como Componente Curricular”.
Em 2023, o Colégio Harmonia foi o vencedor bronze na categoria Inovação Acadêmico Pedagógica, com a prática denominada: “Trilhas Formativas de Inovação no Ensino Médio”.
Há 31 anos, o Colégio Harmonia destaca-se por desenvolver a aprendizagem com práticas educativas inovadoras e com o compromisso de promover a excelência acadêmica e a educação de valores.
Uma das principais características da proposta do Colégio Harmonia sempre foi a formação integral do aluno, por meio de um período integral 100% pedagógico, diferente de todas as propostas oferecidas no mercado.
Uma educação que favorece o desenvolvimento contínuo dos alunos em todas as suas dimensões: cognitiva, física, social, emocional e cultural.
Neste contexto, a Educação Ambiental é um tema de relevância incontestável no mundo contemporâneo. O impacto crescente da ação humana sobre o meio ambiente, associado às mudanças climáticas e à manipulação dos recursos naturais, trouxe maior evidência para a necessidade urgente de incluirmos a Educação Ambiental como disciplina curricular na Educação Básica, mesmo não sendo obrigatória. Essa inclusão não é apenas uma opção interessante, mas uma necessidade imperativa, por diversas razões.
Nossos alunos são incentivados e estimulados, desde cedo, a promoverem a conscientização e a formação de cidadãos responsáveis e comprometidos com a sustentabilidade do planeta.
Conscientização Ambiental: Desenvolver a consciência dos estudantes sobre a importância da preservação e conservação do meio ambiente.
Formação de Cidadãos Sustentáveis: Promover a formação de cidadãos comprometidos com práticas sustentáveis, capazes de tomar decisões conscientes em relação ao meio ambiente.
Compreensão Interdisciplinar: Integrar conceitos de diversas disciplinas para entender as questões ambientais de forma holística e multidimensional.
Estímulo à Participação Ativa: Incentivar a participação ativa dos alunos em atividades práticas e projetos relacionados à preservação ambiental.
Desenvolvimento de Habilidades Críticas: Fomentar o pensamento crítico e analítico dos estudantes, capacitando-os a questionar, investigar e propor soluções para os desafios ambientais.
Incentivo à Pesquisa e Inovação: Estimular a pesquisa e a inovação no âmbito ambiental, encorajando a busca por novas tecnologias e práticas sustentáveis.
Promoção da Ética Ambiental: Cultivar valores éticos, responsabilidade social e atitudes éticas relacionadas ao meio ambiente.
“Este reconhecimento não apenas destaca nosso compromisso com a excelência educacional, mas também com a promoção da sustentabilidade e da conscientização ambiental. A inclusão da disciplina de educação ambiental em nosso currículo tem sido fundamental para capacitar nossos alunos a se tornarem agentes de mudança em prol do meio ambiente. Estamos honrados por essa conquista e comprometidos em continuar a promover práticas sustentáveis em nossa escola”, destacou o diretor do Colégio, Edilson Bertucci.
A premiação está marcada para o dia 03 de abril, durante o GEDUC 2024 – o maior congresso educacional do país.