O Projeto: Diário de Bordo da Chocadeira teve início com a indagação de uma aluna do 1° ano. Ela queria saber: Por que o ovo que vende no mercado não nasce pintinhos?
Partindo do método Project Based Learning (Aprendizagem Baseada em Projeto), as professoras do Infantil V e 1° ano investiram na curiosidade dos alunos e encontraram uma maneira para buscar as bases de conhecimento para chegar às respostas dos alunos. A Prô Bia Talib disponibilizou uma chocadeira, com 12 ovos galados.
“Com a atividade conseguimos colocar nossos alunos como protagonistas, desenvolvendo o senso de responsabilidade, o cuidado com a natureza, a capacidade para trabalhar em equipe, além da ampliação de repertório”, disse Talib.
A aprendizagem baseada em projeto permite que os alunos sejam inseridos no universo de iniciação à pesquisa.
Eles irão acompanhar todo o processo até o nascimento do pintinho e farão o registro no “Diário de Bordo”. Serão 21 dias de “gestação”.
Para conhecimento: os pintinhos nascem a partir do ovo (óvulo germinado): uma célula viva, cheia de nutrientes, que representa o meio natural de reprodução das aves.