O Colégio Harmonia foi palco de um importante encontro cultural nesta terça-feira (27), ao receber uma comitiva formada por autoridades e representantes do governo da província de Hokkaido, Japão.
A visita teve como objetivo agradecer o intercâmbio realizado nas férias de julho do ano passado, quando alunos do Colégio Harmonia visitaram uma escola da cidade de Bifuka, em Hokkaido.
O evento fortaleceu os laços de amizade entre as instituições e ofereceu uma oportunidade para celebrar momentos importantes da imigração japonesa no Brasil. O Colégio Harmonia aproveitou a ocasião para prestar homenagem à Província de Hokkaido, reconhecendo o 105º aniversário da imigração da colônia de Hokkaido para o Brasil e os 85 anos de fundação da Associação Hokkaido de Cultura e Assistência de São Paulo.
Durante a cerimônia, foi destacada a importância dessas datas na celebração da rica história de amizade e cooperação entre os dois povos, fortalecendo os laços culturais que os unem. O presidente da Associação Harmonia de Educação e Cultura, mantenedora do Colégio Harmonia, Maurício Sannomiya, entregou uma placa comemorativa para Amanuma Takao, representante do governador de Hokkaido, Naomichi Suzuki.
Um agradecimento também foi direcionado ao senhor Oston Hirano, presidente da Associação Hokkaido de São Paulo, cujo empenho e dedicação foram fundamentais para a concretização do intercâmbio entre os alunos do Colégio Harmonia e a província de Hokkaido. O diretor do Colégio, Edilson Bertucci, fez a entrega.
Representantes da cidade de Bifuka, local que acolheu os estudantes brasileiros em 2023, presenteou os alunos como forma de agradecimento pela experiência descrita para os alunos como “enriquecedora e inesquecível”.
Durante o encontro, foi apresentado um vídeo preparado pelos alunos de Bifuka aos nossos estudantes. Eles destacaram os momentos que passaram juntos e as trocas de mensagens que ainda permanecem.
“Foi muito legal o tempo em que passamos juntos e espero revê-los novamente no Brasil”, disse o estudante do 3° ano do Ensino Médio, Guilherme Gali.
O intercâmbio ampliou os horizontes dos estudantes e, ao mesmo tempo, fortaleceu o desejo de continuar e expandir essas trocas culturais. Em seu discurso, Maurício Sannomiya manifestou sua convicção de que essas experiências ajudarão a construir um futuro mais colaborativo e harmonioso entre as instituições e culturas.
Como gesto de reciprocidade, o Colégio Harmonia estendeu um convite aos estudantes de Hokkaido para visitarem o Brasil e conhecerem a escola pessoalmente, demonstrando o interesse em fortalecer ainda mais os laços de amizade e cooperação.
O diretor Edilson Bertucci destacou que o intercâmbio para o Japão é mais do que uma viagem internacional. “Ele oferece uma oportunidade única aos nossos alunos de vivenciar a calorosa hospitalidade japonesa e mergulhar profundamente nos costumes e valores dessa rica cultura. E, mais do que tudo, valorizar a diversidade que torna as nossas culturas tão extraordinárias. Além disso, é uma chance de desenvolver habilidades linguísticas, seja no japonês ou no inglês, essenciais para uma comunicação global, e sociais”.
Amanuma Takao aproveitou a oportunidade para falar um pouco sobre algumas curiosidades de Hokkaido. “Todo mundo pensa que em Hokkaido é só frio, neve e esqui. Mas não é. É possível aproveitar bem as quatro estações. No verão, faz muito calor e quando tem a troca de estação, as folhas das árvores, que normalmente são muito verdes, vão mudando de cor e indo para o amarelado, ou avermelhado sinalizando a chegada do outono – o que não acontece no Brasil”.
Takao lembrou ainda que Hokkaido é a “Terra dos Ainu”, povo indígena e primeiros habitantes do local. Embora muitos turistas nunca tenham ouvido falar deles.
A visita da comitiva de Hokkaido ao Colégio Harmonia marca, assim, o início de um novo capítulo na jornada de cooperação e aprendizado mútuo entre as instituições, reafirmando a importância do intercâmbio cultural na formação dos jovens e no fortalecimento das relações internacionais.
O Colégio Harmonia preparou uma recepção repleta de cultura, com a apresentação do sensei Roger no taiko, e a apresentação dos alunos do 5° ano B com a professora de música, Andrea Azevedo, no piano.
“Quero agradecer toda a recepção com o taiko e a apresentação das crianças que tivemos assim que chegamos. Estou muito feliz que existe a troca de comunicação entre os estudantes do Colégio Harmonia e de Bifuka por meio da tecnologia. Espero que perdure por muito tempo essa ligação que construímos entre Brasil e Japão. Agradeço ao Maurício e ao Edilson por terem nos recebido no Colégio”, declarou Takao.