Em um evento que reuniu jovens de diferentes cidades do Grande ABC, incluindo estudantes internacionais, o Colégio Harmonia realizou a segunda edição da Simulação da ONU Modelo Harmonia. Durante três dias intensos de debates, 99 alunos do ensino médio participaram de discussões sobre temas globais relevantes.
A simulação contou com quatro comitês principais que abordaram temas complexos da atualidade: ACNUR (implicações étnico-culturais da imigração em massa), OIT (direitos trabalhistas), COP 29 (mudanças climáticas) e CSNU (Guerra do Congo e Conselho de Segurança).
Participação Internacional
Um dos destaques foi a presença de Inês, 19 anos, estudante de Direito da Universidade de Lisboa, atualmente em intercâmbio na USP. Com experiência em simulações desde 2021 e organizadora da IMUN (International Model United Nations), ela integrou a mesa diretora e incentivou os participantes: “Esses tipos de simulações são importantes não só para mostrar como acontece na ONU, mas também para treinar e habilitar os estudantes com as soft skills de negociação, comunicação, oratória entre outras.”
Protagonismo juvenil em destaque
O professor de História, Marcus Toledo – coordenador do projeto juntamente com o professor de Geografia, Fabio Alonso, – ressaltou o desenvolvimento do protagonismo dos alunos: “Está escancarado o potencial gigantesco de cada aluno com o que eles demonstraram durante os debates. Os alunos mostraram um grande talento em diferentes áreas, desde a parte de logística, da organização, do staff, do secretariado, a produção de textos, a criatividade nas intervenções, nas obras jornalísticas”.
Organização e liderança estudantil
A aluna Poliana Conti, do 2° ano do Ensino Médio, assumiu o papel de secretária geral, gerenciando junto com Roberta Piani não apenas a organização do evento, mas também as redes sociais do modelo Harmonia. “Foram meses de organização, eu evoluí muito e tenho certeza que todo esse processo vai contribuir muito para minha carreira profissional”, compartilhou Poliana.
Revelações e Premiações
O encerramento da simulação foi marcado pela cerimônia de premiação aos estudantes que se destacaram durante os debates. Pedro de Alencar, do 1° ano do Ensino Médio, recebeu menção honrosa como revelação em sua primeira participação.
“Eu gostei muito dessa experiência. Eu sou uma pessoa que gosta de falar muito e vi que essa atividade, com todo o carinho dos professores, fez com que a gente pudesse falar sem medo de ser julgado. Conseguimos treinar muito o nosso inglês, com as perguntas durante a coletiva de imprensa, e a nossa retórica. Estou muito feliz com a minha premiação e espero poder participar de muitas outras”.
Formação Integral
O diretor Edilson Bertucci, presente nas cerimônias de abertura e encerramento, enfatizou que o projeto alinha-se perfeitamente com a missão da escola de formar seres humanos críticos e transformadores da realidade. “É um evento com importante ferramenta educacional, proporcionando aos estudantes a oportunidade de desenvolver habilidades essenciais como oratória, negociação e pensamento crítico, além de ampliar seus horizontes sobre questões globais contemporâneas”.