Com o propósito de fortalecer os laços culturais e educacionais entre instituições Nikkei da América Latina, o Colégio Harmonia marcou presença no 5° Encuentro Americano de Instituciones Educativas Nikkei, em Buenos Aires, entre os dias 29 de outubro e 1° de novembro. Participaram do evento escolas de diferentes países da América Latina, como o Liceo Mexicano Japonés (México), o Colegio La Unión (Peru), além do Instituto Nichia Gakuin, anfitrião do evento.
A delegação do Colégio foi composta por quatro alunas e quatro profissionais da escola — entre elas, a Coordenadora de Línguas Estrangeiras, Juliana Zayas. O encontro, com o tema central “Promovendo espaços de intercâmbio cultural”, reuniu estudantes e educadores em palestras, oficinas e atividades colaborativas, com o objetivo de compartilhar realidades e desafios comuns das escolas Nikkei e promover a integração entre instituições por meio da língua e da cultura japonesa.
Também estiveram em pauta temas centrais para a educação contemporânea, como o incentivo ao protagonismo estudantil como motor de transformação, além da reflexão sobre a importância da língua japonesa e dos princípios ESG na formação cultural, pessoal e cidadã dos alunos.
“Mais do que um evento acadêmico, o Encuentro Nikkei é uma vivência única de aprendizado e intercâmbio cultural. Ao reunir estudantes e educadores de diferentes países, promove reflexões e trocas que fortalecem o sentimento de pertencimento e o reconhecimento das raízes japonesas e nikkeis. O evento amplia o repertório cultural, fomenta o desenvolvimento acadêmico e reforça valores como respeito, disciplina e cooperação, essenciais à formação integral dos alunos e ao fortalecimento da comunidade escolar, além de nos convidar a olhar para o legado cultural japonês e a compreender como esses valores continuam a inspirar e transformar a prática educativa contemporânea”, destaca a Coordenadora de Línguas Estrangeiras, Juliana Zayas.
A participação no encontro enfatiza o papel da escola na promoção de experiências que unem conhecimento, identidade e tradição.
“Nesse encuentro, aprendi que meu ikigai (“razão de ser” ou “propósito de vida”) é minha identidade Nikkei, me fazendo pensar que, para o futuro, quero continuar conhecendo novas pessoas, continuar estudando japonês e transmitindo nossos valores”, disse a aluna Luana Cepeda, uma das representantes do Colégio Harmonia no evento.
“Essa oportunidade de aprendizado e troca cultural nos trouxe novas visões de mundo, pensamentos críticos, amizades que levaremos conosco daqui em diante e, acima de tudo, trouxe-nos força e percepção de que não estamos sozinhos na luta pela preservação da cultura e identidade Nikkei”, comentou a aluna Amanda Tiemi Higa, que também participou do encuentro.
Vale lembrar que o Colégio Harmonia teve a honra de sediar a 4ª edição do Encuentro de Escuelas Nikkei da América Latina, realizada em 2024, em suas próprias instalações, além de ter sido anfitrião do encontro em 2023, realizado online.
“O Harmonia se orgulha de fazer parte dessa rede internacional de instituições Nikkei, que compartilha ideais de formação integral e valorização das raízes culturais. Estar presente em Buenos Aires representa dar continuidade a um caminho que construímos com muito empenho e afeto”, afirma o Diretor do Colégio Harmonia, Edilson Bertucci.