Promovido pela JICA – agência do governo japonês responsável pela implementação da Assistência Oficial para o Desenvolvimento (ODA) – o seminário de educação ambiental contou com a participação de professores japoneses e brasileiros.
Com o título “O resultado da implementação da metodologia japonesa de educação ambiental em Caçapava e a sua contribuição no futuro”, o evento contou com a presença dos professores Marcio de Rocha Souza e Silene de Castilho Daniel, que atuaram como coordenadores locais da primeira e segunda fase do projeto em Caçapava. Na ocasião, eles relataram os desafios enfrentados, os resultados obtidos e o futuro da educação ambiental no município no interior de São Paulo.
O seminário contou ainda com a participação do diretor do Colégio Harmonia, Edilson Bertucci, e da professora Luana Capellari, responsável pelas aulas de Educação Ambiental para as turmas do Fundamental 1.
Como parte do trabalho de expansão do projeto de Caçapava, a escola implementou a capacitação dos professores, por meio de uma parceria com o Programa Shizen Ambiental.
No encontro, Bertucci discorreu sobre os resultados da implementação desta parceria, que proporcionou aprendizagem ambiental para crianças e adolescentes.
“Em 2022, firmamos a parceria com o Programa Shizen Ambiental e consideramos como mais um marco para a escola, porque a parceria tem o objetivo de fomentar o ensino da Educação Ambiental e todas as boas práticas que se referem ao meio ambiente. Além dos conteúdos e conceitos desenvolvidos nas aulas de Educação Ambiental, lançamos nosso circuito da reciclagem e estamos muito satisfeitos com a participação dos alunos e das famílias”, ressaltou o diretor do Colégio Edilson Bertucci.
No atual cenário global, a preservação do meio ambiente tornou-se uma preocupação urgente e o nosso objetivo é promover uma aprendizagem ambiental para as crianças e adolescentes de forma contínua, com a implementação de ações de conscientização que ultrapassem os muros da escola.
“A busca por soluções sustentáveis é uma responsabilidade de todos, e é fundamental começar a conscientização desde cedo. É nesse contexto que a educação ambiental desempenha um papel vital, em nossa escola”, disse a professora Luana.
Por meio de projetos, atividades e pesquisas, os alunos do Colégio Harmonia são constantemente levados para discutir e refletir sobre sustentabilidade e preservação do meio ambiente.