Entre os dias 7 e 8 de dezembro, o Colégio Harmonia participou do Encontro Nacional da Rede PEA-UNESCO – os Futuros da Educação.
O evento acontece anualmente, reunindo diretores, coordenadores e professores de escolas que integram a Rede PEA-UNESCO. É o principal momento de troca de experiências e de alinhamento das escolas em torno dos valores centrais do programa.
A Rede promove os valores e os princípios da Constituição da Unesco e da Carta das Nações Unidas, que incluem os direitos fundamentais e a dignidade humana, a igualdade de gênero, o progresso social, liberdade, justiça e democracia, respeito pela diversidade e solidariedade.
A coordenadora da Educação Infantil e 1° ano, Gabriela Arruda, e a coordenadora de Línguas Estrangeiras, Juliana Zayas, representaram a escola no encontro.
“Tivemos debates muito interessantes de extrema relevância nos dias atuais, como a educação antirracista, a qualidade da convivência, a escola que queremos e os desafios digitais da Educação após a Inteligência Artificial. Pensar a educação para o futuro é refletir sobre o passado, agir no presente e trabalhar arduamente para que os ideais e valores sejam mantidos diante dos desafios contemporâneos. Fiquei feliz ao concluir que valores como respeito, igualdade e educação ambiental estão sendo reverberados ao redor do mundo, mas principalmente, que já fazem parte do cotidiano do Colégio Harmonia”, destacou a coordenadora Gabriela Arruda.
“Participar deste movimento educacional foi uma experiência incrivelmente valiosa. Faz parte do nosso trabalho de excelência, conhecer os projetos impactantes de outras instituições, porque abre um horizonte de possibilidades inspiradoras. Cada percurso e sucesso compartilhado foi um estímulo para explorar novas fronteiras na educação. Além disso, testemunhar o relato inspirador de Gilson Rodrigues, fundador do Instituto G10 favelas, evidenciando como a educação tem o poder de transformar realidades, serviu de fomento para buscarmos novas realizações em nosso colégio. Para mim, o relato é um chamado para atuarmos de forma significativa, impulsionados pela convicção de que a educação é a força motriz capaz de mudar o mundo, uma iniciativa que nos motiva diariamente a perseguir essa visão. Como acreditamos em nosso colégio, mudamos vidas, para mudar o mundo, ressaltou a coordenadora Juliana Zayas.