O encontro aconteceu no mês de janeiro na sede do Centro Brasileiro de Língua Japonesa (CBLJ), em São Paulo.
O objetivo do evento é reunir educadores de diversos países da América Latina para promover a discussão acerca do ensino da língua japonesa e contribuir na formação contínua dos profissionais.
Durante o curso, os participantes discutiram em grupos os objetivos estabelecidos e realizaram atividades para apresentar e compreender profundamente o conteúdo em suas próprias palavras e métodos.
Além disso, para se alinharem com a situação multicultural e multiétnica do ensino de japonês no continente sul-americano, os participantes realizaram tarefas prévias, como escrever sobre si mesmos, pesquisar a história dos imigrantes japoneses e do ensino de japonês em suas regiões.
“Visitamos o Museu de História da Imigração Japonesa e o Museu da Imigração do Estado de São Paulo e consolidamos o conhecimento por meio de reflexões e na criação de uma linha do tempo da imigração”, explicou a professora Sthefany Matsuda Marques.
No encontro foi discutido sobre o conceito ideal de aula, professor e escola.
“Com base nas trocas de opiniões, concluímos que o conceito de ensino centrado no estudante é o que influencia no bom desempenho acadêmico. Nós, enquanto professores, precisamos levar em conta o repertório do aluno e toda a sua cultura para ensiná-lo a língua japonesa. O ponto central é manter o aluno engajado para o bom rendimento da fluência”, ressaltou.
O Colégio Harmonia tem se destacado entre as escolas com uma abordagem eficaz para o ensino de línguas estrangeiras. “Promovemos um ambiente de aprendizado enriquecedor e eficiente quando desenvolvemos as competências linguísticas, bem como o aumento do interesse dos alunos pela cultura japonesa, priorizando a prática oral e a interação em situações reais de comunicação”, finalizou o diretor do Colégio, Edilson Bertucci.