Nesta sexta-feira (04), o Colégio Harmonia realizou a abertura dos aguardados Jogos Interclasses de 2024. O evento, que se tornou uma tradição na instituição, promete agitar a comunidade escolar com 149 jogos envolvendo os estudantes desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, fora o Xadrez, Tênis de Mesa e FIFA PS5.
A cerimônia de abertura contou com a presença do multicampeão Hugo Hoyama. Um dos maiores atletas de tênis de mesa do Brasil, Hugo agradeceu a oportunidade de estar presente nos jogos do Harmonia e contou um pouco da sua experiência de oito participações em Jogos Olímpicos.
“Eu participei da minha primeira olimpíada com 23 anos, mas eu já estava pensando na próxima. Vocês puderam acompanhar os Jogos Olímpicos de Paris, nem todo mundo que está treinando forte estava lá. Quem fica de fora tem que pensar em treinar mais para poder representar o Brasil em Los Angeles 2028. Você precisa treinar mais forte para não perder o lugar para o outro. É isso que eu fiz desde pequeno, comecei a jogar ping-pong e depois entrei em um treinamento de tênis de mesa aqui na cidade de São Bernardo – a cidade que eu nasci e coloquei que eu gostaria de ser jogador de seleção brasileira”.
Os Jogos Interclasses se consolidam como uma oportunidade de aprendizado, integração e crescimento pessoal para toda a comunidade escolar.
“Vocês estão em um Colégio que preza muito os valores do esporte como respeito, disciplina e trabalho em equipe. Espero que vocês se divirtam, representem bem a classe e, mais para frente, possam representar a escola nas competições, depois o Estado e quem sabe o Brasil. Quem sabe eu possa ver algum de vocês disputando uma Olimpíada e falando: eu comecei lá no Colégio Harmonia”, completa Hugo.
Desde 2023, os Jogos Interclasses são realizados durante a Semana da Criança, uma forma de presentear os alunos com momentos de integração entre amigos e professores, descontração, atividade física e muita festa.
“Nós temos que exercer todos os valores do Colégio Harmonia, porque não é só a parte técnica. Vocês demonstraram muito bem durante o hino. A cidadania e a postura. Nós temos muito orgulho dos nossos alunos, porque é visível esse respeito”, completou o diretor do Colégio, Edilson Bertucci.
Desenvolvimento socioemocional em foco
Para o Colégio Harmonia, os Jogos Interclasses vão além da competição esportiva. A instituição enfatiza o papel do evento no desenvolvimento de habilidades socioemocionais dos alunos.
“Em um mundo cada vez mais complexo e ambíguo, precisamos apoiá-los neste movimento de que ganhar e perder faz parte. O esporte traz sentimentos de alegrias, mas também de frustração. Os valores que ensinamos é de que é preciso dedicação e esforço para alcançar os objetivos. Nada é fácil”, concluiu o diretor do Colégio, Edilson Bertucci.
Envolvimento familiar
A empolgação com o evento não se limita aos alunos. Pelo segundo ano consecutivo, as famílias do Colégio Harmonia participam ativamente da organização, colaborando na confecção das camisas das equipes. Esta participação reforça o espírito comunitário e o envolvimento dos pais na vida escolar dos filhos.
“Os Jogos Interclasses são fundamentais para as crianças, porque tem todo o envolvimento do trabalho em grupo, da responsabilidade, da competição saudável, de participar, de aprender sobre as vitórias e as derrotas. É um momento de muito aprendizado para eles. Eu ajudei na produção das camisetas de quatro salas, e a gente percebe que não se trata de apenas uma camiseta, é o sentimento de pertencimento e orgulho de fazer parte de um grupo. É trabalhoso, tivemos algumas alterações, mas até a fornecedora no final disse que ficou feliz e que parecia que ela fazia parte da escola também. Foi muito gratificante”, exaltou Luciana Marui, mãe do Bruno, 5° ano, e da Beatriz, 1° ano.