Iniciativa promoveu diálogo e conscientização sobre os desafios do mundo digital e a importância de um ambiente escolar seguro e inclusivo
O Colégio Harmonia acaba de concluir o primeiro ciclo de encontros do Projeto ColetivaMENTE, uma iniciativa do Departamento de Convivência em Harmonia que visa promover um ambiente escolar seguro, respeitoso e inclusivo para todos os seus estudantes.
Lançado neste ano, o projeto contou com a participação da advogada especialista em direito digital e autora do livro “Crianças e Adolescentes no Mundo Digital”, Dra. Alessandra Borelli. Durante uma série de palestras, a especialista abordou temas como os efeitos negativos do excesso de telas, a importância do cuidado com o que é postado na internet e os desafios do bullying no ambiente escolar.
“Uma das principais frentes de atuação do departamento é o trabalho preventivo ao bullying. Para isso, são realizadas campanhas de conscientização entre os alunos, professores e funcionários. Discutimos os efeitos negativos do bullying e ensinamos estratégias de prevenção e intervenção”, explica o diretor do Colégio, Edilson Bertucci.
Além dos encontros com os estudantes, o Projeto ColetivaMENTE também promoveu uma palestra para os pais, que foi vista como uma grande oportunidade de reflexão e troca de conhecimentos sobre os desafios da criação de filhos em um mundo cada vez mais conectado e digital.
Pai do João Paulo, 1° ano, o advogado Fernando Rossi destacou a importância do cuidado com os conteúdos acessados pelos filhos. De acordo com ele, existem influenciadores com milhões de seguidores nas redes, porém com mensagens e desafios perigosos, que incentivam o bullying e a zoação com os colegas.
Elizabeth Martos, mãe da Sofia, do 3° ano, ressaltou a importância do projeto para o convívio saudável entre os alunos. “A perfeição é impossível, a falha é do comportamento humano, mas o desejo de evoluir, de crescer no convívio saudável deve ser o objetivo de todos nós”.
“Tão importante quanto os trabalhos que desenvolvemos com as crianças, colaboradores e, agora, com os pais é darmos continuidade a tudo que conversamos. É um trabalho contínuo de conscientização, de sensibilização, porque para além dos aspectos jurídicos que norteiam todos esses assuntos, temos que pensar nos desdobramentos morais, reputacionais e emocionais“, destacou Alessandra.
O Projeto ColetivaMENTE reafirma o compromisso do Colégio Harmonia em criar um ambiente escolar acolhedor, onde todos os estudantes possam se desenvolver de maneira saudável e segura, tanto no mundo físico quanto no mundo digital. “Com a conclusão deste primeiro ciclo, a escola planeja dar continuidade ao projeto, ampliando ainda mais o diálogo e a conscientização sobre esses temas tão importantes”, finalizou o diretor Edilson Bertucci.
Confira como foi os outros encontros com a Dra. Alessandra, clicando nos links abaixo:
– Colaboradores
– Alunos do 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental
– Alunos do 8º ano ao 3º ano do Ensino Médio.