Na noite desta quinta-feira (19), aconteceu a cerimônia de premiação da 56ª edição dos Jogos Escolares de São Bernardo do Campo. Pela 1ª vez na história, o Colégio Harmonia conquistou a 2ª posição na classificação geral da competição.
A escola disputou em todas modalidades e alcançou a incrível marca de 100 medalhas conquistadas, sendo 31 medalhas de ouro, 22 de prata, 43 de bronze e 3 destaques. Feito que consagrou a escola como vice-campeã da cidade, com apenas 200 pontos atrás do primeiro colocado.
“Nós, do Colégio Harmonia, nos dedicamos para a formação integral de nossos alunos e acreditamos no potencial de desenvolvimento de cada um deles, aqui nós valorizamos o processo. Esta conquista reflete a seriedade do nosso trabalho e, sobretudo, a dedicação incansável de nossos alunos para se superarem a cada dia. Agradecemos o apoio de todos os colaboradores e familiares. O resultado final representa um verdadeiro ouro para nós!”, exaltou a coordenadora de Educação Física, Milena Battistin.
A abertura do evento contou com a apresentação do grupo de taikô dos alunos do Fundamental 2 do Colégio Harmonia e da presença da campeã das paralimpíadas de Paris e atleta do município, a judoca Rebeca Silva.
A medalhista de ouro fez questão de destacar a importância dos Jogos Escolares para a sua formação como atleta. “Eu já passei por muitos Jogos Escolares, foi o que me impulsionou para que eu pudesse estar onde estou hoje. Estou aqui para mostrar para vocês – atletas – que vocês podem chegar aonde vocês quiserem, basta treinar e se dedicar”.
A cerimônia contou com a presença de alunos e familiares do Colégio Harmonia.
“Foram cinco meses de jogos escolares, e cinco meses de muito trabalho para alcançarmos essa marca. Nossos alunos e professores remaram juntos e acreditaram na ideia de que somos potência também no esporte. Nada disso seria possível sem o trabalho dos bastidores também, como nosso pessoal da cozinha, a equipe pedagógica e o administrativo que não deixaram faltar nada para nossos alunos. Esse título é da escola inteira e vamos em busca do primeiro lugar em 2025”, afirmou o coordenador de Esportes Extracurriculares, Vinicius de Amorim.
Os irmãos medalhistas de ouro no badminton, Karina Mie e Flavio Yuji, representaram a modalidade na premiação. O vôlei de areia que conquistou 3 medalhas de ouro foi representado por Leo Kazumi. O xadrez do Colégio Harmonia dominou o palco do Cenforpe vencendo em seis categorias das oito disputadas. Foram 10 medalhas conquistadas. Destaque para Lucas Pacheco e Marcelo Hideki. Guilherme Galhardo e Lucas Pacheco representaram a escola nas damas. Medalhista de ouro, Karina Mitie representou a ginástica artística. Estela Faian foi destaque na ginástica rítmica. Com 7 medalhas de ouro, o judô foi representado pela nossa campeã Marcela Seika. Na natação e no vôlei, Arthur Prestes e Melissa Koga foram os destaques, respectivamente.
Ouro no sub 10 misto, o futsal foi representado por Artur Augusto, Rafaela Tomiati e Ana Júlia Pereira.
A coordenadora Milena, que faz parte do conselho dos Jogos Escolares, foi uma das professoras homenageadas.
“Parabenizo todos os alunos participantes, bem como os professores de Educação Física e Esportes, por essa conquista inédita. Nossas práticas esportivas refletem o compromisso com o desenvolvimento integral dos estudantes, promovendo habilidades físicas e os valores essenciais como trabalho em equipe, respeito e liderança. O esporte, em nosso colégio, vai além da competição, sendo uma ferramenta para formar indivíduos completos, alinhados aos nossos princípios e ideais”, concluiu o diretor do Colégio, Edilson Bertucci.