Sem categoria

Mesmo separados, aprendemos juntos! Harmonia em tempo real.

Para compor a atividade Maker do 2º ano imergimos na história do material maker “Guia do inovador das Galáxias” onde os personagens  – Laila, Kauê, Cris e Leão –  idealizaram conhecer outro planeta. Mas antes da sonhada viagem, precisavam contactar os moradores do outro planeta, sendo assim, decidimos ajudar os personagens, de forma lúdica. O desafio foi dividido em três etapas: escrita de um bilhete, a construção de um foguete para levar o bilhete e melhorias no foguete para levar todos os personagens. A primeira etapa, a escrita do bilhete, teve como objetivo as formas de composição de narrativas, através dele sucedeu o contato com os extraterrestres. Na segunda etapa, os alunos deveriam construir um foguete para enviar o bilhete, com o uso de materiais reutilizados e com o objetivo de experimentar a potencialidade dos materiais os alunos construíram seus foguetes. Dando continuidade a história, os alunos enviaram o bilhete no foguete. Depois, o foguete retornou com a resposta onde os extraterrestres permitiram a viagem dos personagens. Para isso, deveríamos realizar melhorias no foguete e levar toda a turma. Então, na terceira etapa, trabalhamos com geração de alternativa, para que os alunos viabilizassem melhorias e posteriormente deveriam enviar a nova versão do foguete com os personagens para o outro planeta.

O tema Maker para o 5º ano está diretamente relacionado aos conceitos de ótica. Sendo assim, os alunos criaram um holograma em forma de pirâmide usando material translúcido, Com a modalidade EAD adaptamos a atividade e os alunos usaram garrafa PET. Depois com a pirâmide pronta usamos a reflexão de vídeos específicos no youtube. Ao colocar a pirâmide sobre o celular, com o vídeo, uma imagem é formada no centro da pirâmide, ou seja, através das informações das quatro imagens do vídeo uma imagem é formada, o holograma. O holograma é considerado uma reconstrução luminosa do objeto em três dimensões. A reflexão no material utilizado e o ambiente escuro favorecem a reflexão do vídeo e temos a impressão da imagem flutuar. A atividade teve como objetivo desenvolver a habilidade de potencialidade dos materiais e o letramento tecnológico ao utilizarem tesoura, régua e celular.

 

Usamos cookies para otimizar o desempenho deste site e oferecer uma melhor experiência de navegação no portal. Ao clicar em "aceitar todos" você aceita todos os nossos cookies. Você também pode aceitar somente os cookies estritamente necessários ou gerenciar e personalizar os cookies ao clicar em "gerenciar cookies". Para maiores informarmações, acesse o nosso Aviso de Cookies e nosso Aviso de Privacidade e Proteção de Dados.

Gerenciar Cookies Aceitar todos