Em parceria com a Pinacoteca do Estado de São Paulo, com o projeto Pina Dentro & Fora, Com o que me identifico?, os alunos do 1° ano do Fundamental do Colégio Harmonia foram convidados a recriar uma das famosas obras da pintora brasileira, Tarsila do Amaral, Operários (1933).
O trabalho reflete o movimento artístico chamado Modernismo e representa a diversidade étnica e cultural dos trabalhadores que migraram para São Paulo em busca de emprego nas fábricas que começaram a surgir no Estado na década de 1930.
Com a proposta elaborada pela professora e por meio do uso dos materiais disponibilizados pela Pinacoteca, os alunos puderam colocar em prática a percepção da própria identidade, desenhando a figura deles mesmos e dos amigos, no Colégio Harmonia. Uma releitura divertida e contextualizada no cotidiano infantil em sua vida escolar e social, com um viés mais contemporâneo.
No preparo da pintura, os estudantes produziram as próprias tintas com tons de pele diferentes, a partir da inspiração no projeto “tintas polvo” da artista Adriana Varejão.
“Quando trabalhamos no contexto escolar, os alunos conseguem ter consciência da própria identidade e, por meio de estímulos, percebem que a identidade brasileira é formada com a miscigenação e a contribuição artística e sócio-cultural de diversas etnias”, disse a professora Dra. Marcela Nhedo.
A professora completa dizendo que “ao realizar o projeto, os pequenos conseguem se enxergar como únicos e ao mesmo tempo parte de um todo, da sociedade. Desse modo, se desenvolvem melhor, ganham autonomia e se tornam adultos mais tolerantes e confiantes”.
Ao participar da ação Pina Dentro & Fora, o Colégio Harmonia disponibiliza recursos inéditos no âmbito da Arte Educação com o objetivo de trazer o museu para dentro da escola. Assim, ampliando a percepção de mundo dos alunos, a partir da prática artística engajada com a vida em sociedade e com o protagonismo estudantil.
Articular práticas pedagógicas ativas significa desenvolver os alunos em sua completude humana.