No último sábado, 11 de novembro, seis alunos do Colégio Harmonia, do 8° e 9° ano, participaram da fase final de debates do Projeto Debate nas Escolas, da JCI – Junior Chamber International.
O projeto tem como principais objetivos valorizar a oratória, como forma de crescimento individual; proporcionar aprimoramento e treinamento; estimular o senso crítico relativo a temas polêmicos e relevantes à sociedade; manter vivo o gosto pela arte do debate e ensejar o intercâmbio entre adolescentes de diversas instituições, bem como a integração destes dentro de suas próprias escolas.
A JCI é uma organização sem fins lucrativos, de jovens cidadãos ativos de diversos setores da sociedade, comprometidos e envolvidos em criar impacto nas suas comunidades, abraçando ideias e visando a colaboração e a diversidade.
Esta é uma competição anual, e o Colégio Harmonia participou pela primeira vez.
“Foi uma excelente oportunidade para avaliar nossos estudantes em repertórios com questões locais, nacionais ou mundiais. A habilidade de se expressar de forma clara, persuasiva e cativante é essencial para a liderança, e até mesmo para o aprimoramento de relacionamentos pessoais”, disse o diretor do Colégio, Edilson Bertucci.
As equipes competiram dentro das escolas na primeira fase e, agora, na fase Intercâmbio, participaram debatendo com experientes debatedores da JCI.
A aluna do 9° ano, Clara Nhedo, venceu o concurso como melhor debatedora, e ficou em 3° lugar na oratória. A aluna Heloisa Helena venceu com a melhor oratória, e a aluna Maria Clara Salvaia ficou em 2° lugar.
“Estou muito orgulhosa dos nossos estudantes. Todos mostraram grande desenvoltura nas argumentações, com dados científicos. Isso demonstra o excelente trabalho de nossos docentes e o engajamento dos alunos”, ressaltou a coordenadora do Fundamental Anos Finais, Márcia Toledo.
Os alunos Miguel Leite, Victor Bonoli e Melissa Takara também foram premiados e tiveram uma participação encantadora, com excelência técnica e bom repertório.
O evento contou com a participação do Cônsul de Assuntos Políticos e Gerais em São Paulo, Hiroyuki Ide, do Presidente da JCI, Hugo Teruya e da Michela Yaeko, coordenadora da JCI.