No cenário educacional atual, a preocupação com o desenvolvimento integral das crianças vai além do conteúdo acadêmico. O Colégio Harmonia, sempre à frente na implementação de práticas inovadoras, incorporou o pilates como uma atividade extracurricular. A modalidade, que está disponível para os alunos desde o ano passado, tem demonstrado benefícios significativos para o público infantil.
De acordo com a professora responsável pelas aulas, Taty Faro, o pilates tem sido um aliado importante na postura correta dos estudantes.
“O pilates ensina a criança a estabilizar a coluna, os ombros e o quadril, a partir da ativação do core – conjunto de músculos localizado entre o abdômen e o quadril – mais do que um grupo muscular, o core pode ser visto como o centro de equilíbrio do corpo – de forma lúdica. Isso é importante, porque enfatiza a correção postural e o alinhamento do corpo. Para as crianças, que estão em fase de crescimento e desenvolvimento, essa prática pode prevenir problemas posturais futuros, consequentes da má postura durante as aulas, ao uso de mochilas pesadas e longos períodos em frente às telas”, explica.
Entre outros benefícios do pilates estão: o fortalecimento muscular, o aumento da flexibilidade e a melhora da coordenação e do equilíbrio.
“Crianças que praticam pilates desenvolvem uma musculatura mais equilibrada e forte, o que é fundamental para a prática de outros esportes e atividades diárias”, destaca Taty. Ainda de acordo com a professora é nítida a evolução dos alunos na primeira aula e na última semana de aula. “Eu faço um comparativo de fotos tiradas durante o ano, e as fotos comprovam a melhora do alinhamento postural e, consequentemente, melhora da flexibilidade e da força muscular”.
Durante as aulas no Colégio Harmonia, os alunos fazem alongamentos suaves e controlados, utilizando a bola e o elástico. Taty reforça ainda que a modalidade traz benefícios mentais e emocionais. “A prática de pilates requer concentração e controle da respiração, o que pode ajudar as crianças a desenvolverem maior foco e atenção. Essas habilidades são transferíveis para o ambiente acadêmico, melhorando o desempenho escolar”.