Você já ouviu falar no Novo Ensino Médio? Se não, não se preocupe! Vamos explicar.
É uma reforma na grade curricular aprovada durante o governo do ex-presidente Michel Temer pela lei nº 13.415/2017, que alterou as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu mudanças na estrutura do ensino.
A ordem é de que, em 2022, toda escola comece o 1º ano do ensino médio no novo formato. No entanto, o Colégio Harmonia implantou as mudanças já neste ano, pois já oferece 1.200 horas anuais. Pela proposta do governo, as escolas deverão oferecer 1.000 horas anuais.
“O Novo Ensino Médio pretende atender às necessidades e às expectativas dos jovens, fortalecendo o protagonismo dos estudantes. Na medida em que eles podem escolher as Trilhas Formativas com a qual se identificam, consequentemente, temos um maior interesse dos alunos e um melhor aprendizado”, explica o diretor Edilson Bertucci.
No Colégio Harmonia, além do maior número de aulas da formação geral básica (seguindo a BNCC), o aluno poderá cursar a eletiva pré-vestibular, onde aprenderá técnicas de vestibular, Enem e exercícios avançados, visando as grandes universidades brasileiras. Depois, o aluno escolhe uma área do conhecimento para se aprofundar entre Matemática e suas Tecnologias, Linguagem e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Entre as Trilhas Formativas, o aluno poderá escolher no mínimo três áreas: Unesco (Criando Cidadãos Globais), Internacional (Preparando para as universidades estrangeiras), Comunicação (Criando conteúdos e desenvolvendo a linguagem comunicativa), Mentes Inovadoras (Desenvolvendo o processo de investigação científica), Digital Leaders (Desenvolvendo o empreendedorismo e a computação nas nuvens).
Na última semana, os alunos da Trilha Mentes Inovadoras, sob o comando do professor Ricardo Honda, produziram um indicador de pH a partir de um extrato retirado de flores de azaléia, colhido no jardim do próprio Colégio. Através da mudança de coloração do extrato, foi possível concluir se a amostra tem caráter ácido, neutro ou básico. “A atividade permitiu estimular a criatividade, além de desenvolver o senso crítico e o trabalho em equipe”, afirma Honda.