A obra intitulada Lipman e os dispositivos legais para a filosofia no Ensino Médio: aproximações foi publicada no começo de julho pela Editora Dialética.
O professor de Filosofia, Projeto de Vida e de Empreendedorismo Maker, José Edson Silva, recebeu o convite para escrever um livro decorrente de sua dissertação de mestrado, concluída em 2015. “Foi uma surpresa, confesso ter ficado com receio, mas resolvi aceitar o desafio, e assim, poder ajudar outras pessoas”, conta Edson.
Um dos motivos que fez o professor escolher a temática foi perceber, ao longo dos anos, uma falta de habilidade na argumentação dos alunos em geral.
“Quando comecei a lecionar, eu me deparava com uma dificuldade muito grande, principalmente no ensino superior, pela falta de argumentação e de criticidade dos alunos. Por que os alunos, chegando ao término da educação básica, estando no ensino superior, não conseguem ser críticos, não conseguem argumentar? Será que o problema não está lá no início e não no final?”, questionava-se o professor.
O professor chegou ao Harmonia em 2009, exatamente no ano em que o Colégio inseriu a disciplina de Filosofia no Ensino Fundamental II.
“O que me assustou de uma forma positiva, foi que, quando meus alunos chegavam ao terceiro ano do Ensino Médio, essa questão da argumentação e da criticidade não era uma problemática para eles. Então, eu fui percebendo que a Filosofia desde os anos iniciais era o diferencial”, conclui.
Hoje, as habilidades relacionadas à Filosofia são trabalhadas nas séries iniciais do Colégio durante as aulas de Projeto de Vida, ministradas pelo professor a partir do 6º ano e, ao chegarem ao Ensino Médio, os alunos aprofundam conceitos, teorias, discussões e reflexões específicas do estudo filosófico, o que amplia ainda mais seus repertórios e impacta nas outras disciplinas e na forma como os alunos veem e analisam com criticidade suas vidas e o mundo.
A base teórica para essa questão veio com o filósofo norte-americano Matthew Lipman, reconhecido como fundador da filosofia para crianças. Lipman lidou com a mesma dificuldade na época em que era professor e defende que as crianças sejam inseridas dentro do espaço da filosofia desde o processo da educação básica.
“Parafraseando Lipman, é a Filosofia que vai oferecer às crianças a oportunidade de discutir conceitos. A filosofia possibilita ao aluno descobrir por si mesmo essas questões e, mais, vai fazer com que a criança, dentro desse ambiente de reflexão, entenda a relevância daquilo que ela está vendo em sala de aula, na vida dela e na vida de outras pessoas também”, ressalta Edson.
*José Edson Silva é Mestre em Ensino, História, Filosofia das Ciências e Matemática.