Aluna do 3° ano A do Ensino Fundamental, ficou com o primeiro lugar na competição, que contou com mais de 90 participantes, de 10 cidades de 4 Estados diferentes do Brasil
A competição foi virtual por conta da pandemia, mas os esgrimistas não perderam a oportunidade de provar um pouco da experiência competitiva.
Teve muita emoção, adrenalina e espírito de equipe.
Diferentemente da competição presencial, os combates foram em uma disputa pelo Instagram. Uma foto dos duelos foi postada nos Stories da rede do Projeto Esgrima Para Todos e do Instituto Touché, para que os esgrimistas fossem votados. Quem recebesse mais votos passaria para a próxima fase.
A grande final foi no último domingo, 20/06, e superou as expectativas da organização com o engajamento das escolas, familiares, amigos e professores dos participantes.
“Contabilizamos 118.898 mil votos no total. Foi a primeira vez que um evento de esgrima foi online. Ficamos muito felizes com a conexão dos competidores e ver o tanto de gente falando de esgrima. E agradecer mais uma vez ao Colégio Harmonia pelo apoio e parceria”, afirma o coordenador do Instituto Touché e atleta olímpico Fernando Scavasin.
“Foi emocionante, estou muito feliz. Obrigada a todo mundo que votou, as minhas professoras Kathlyn e Bianca, amigos, família e ao Colégio Harmonia”, disse a campeã do torneio.
Além de movimentar famílias e escolas, o torneio conseguiu mostrar a força feminina, com a chegada de quatro meninas na final, e trabalhou todos os conceitos embutidos no esporte como concorrência, ansiedade, medo de perder e trabalho em equipe.
“Eu encontrei com a Rafa antes da semifinal e ela estava toda ansiosa. A criança aprende muito nessas situações e mesmo em caso de derrota, é muito importante saber lidar com a frustração, na vida é assim”, explica o diretor do Colégio Edilson Bertucci.
Rafaella vai receber de premiação uma máscara de esgrima premium (Wuxi – 350N de florete ou espada), um agasalho oficial da Confederação Brasileira de Esgrima, 1 camiseta do Instituto Touché e 1 camiseta do Projeto Esgrima para Todos.
O sucesso foi tão grande que os organizadores já pensam em repetir o torneio ano que vem e criar uma categoria para acima de 13 anos. Além de expandir internacionalmente.
O interesse pela esgrima no Colégio Harmonia está em alta. Atualmente, 29 alunos estão inscritos na atividade extracurricular. Um percentual de 20% do total de alunos de cursos extras, o maior percentual da esgrima no país.