O xadrez nunca esteve tanto na boca do povo. Tudo graças ao sucesso da Netflix: O Gambito da Rainha.
A série, mais popular da plataforma, foi assistida por mais de 62 milhões de assinantes e mostra a jornada de Beth Harmon, uma menina órfã que se tornou a melhor jogadora do mundo.
Para quem não sabe, o xadrez traz inúmeros benefícios no aprendizado das crianças. Além de estimular o raciocínio lógico, a modalidade trabalha a parte mental do jogador, aspecto fundamental nos dias de hoje.
“As respostas no jogo de xadrez normalmente são semelhantes ao que o jogador faria no dia a dia. Por isso, é muito importante saber lidar com a pressão”, afirmou o professor e mestre nacional de xadrez Renato Luiz Batista.
No Harmonia, o xadrez faz parte da grade curricular no Ensino Fundamental I (2º ao 5º ano). Confira as dicas do nosso professor para ser um bom jogador.
Quais as características de um bom jogador de xadrez?
R: Além de ter uma boa concentração, precisa saber calcular bem, ter um bom poder de observação e conhecer bem o adversário.
O que fazer para quem está começando?
R: Aconselho treinar todos os dias pelo menos de uma a duas horas e utilizar as ferramentas disponíveis (livros, sites, vídeos, bons apps), além de aproveitar bem as aulas.
Por que a série O Gambito da Rainha ajudou tanto no sucesso da modalidade?
R: Acredito que retratou de forma positiva e interessante o jogo e se aproximou bastante do que se vive em torneios.