No dia 17 de março de 2020, por meio da Portaria nº 343, o Ministério da Educação (MEC) se manifestou sobre a substituição das aulas presenciais por aulas on-line, enquanto durasse a situação de pandemia da COVID-19.
Nós, do Colégio Harmonia, como todos os Colégios do Brasil, tivemos um período muito curto para implementarmos o ensino remoto.
Tínhamos um enorme desafio pela frente, mas, como somos movidos por desafios, agarramos essa “oportunidade” de nos reinventar. Iniciamos o isolamento com alunos e professores engajados. Logo nos primeiros dias, todos os alunos estavam em aulas remotas em diversas disciplinas, com uma grade de horários adaptada para o momento, e que atendesse as expectativas de aprendizagem definidas em nosso planejamento, graças à proatividade e competência dos Coordenadores e dos Professores e graças, também, ao nosso material didático, Geekie One, usado no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, e ao Google For Education, usado desde a Educação Infantil, ambos implementados desde janeiro, antes da pandemia.
Neste momento de distanciamento físico ampliado, a parceria dos pais está sendo fundamental para a mitigação das dificuldades e para auxiliar no engajamento e na responsabilidade dos alunos.
A principal finalidade do processo educativo é o atendimento dos direitos e objetivos de aprendizagem previstos para cada etapa educacional, que estão expressos por meio das competências previstas na BNCC e desdobradas nos currículos e propostas pedagógicas do Colégio Harmonia.
Nesse aspecto, após esses meses de isolamento físico e, após a finalização do nosso primeiro processo avaliativo totalmente on-line, com as aulas presenciais suspensas, temos a certeza de que os impactos negativos no processo de ensino-aprendizagem foram pequenos e de que os ganhos em termos de novas aprendizagens, bem como a superação de todos os envolvidos foram uma grande conquista em meio a tempos de tantos desafios.