Educação Infantil

Brincar, descobrir e crescer: a Semana da Criança no Colégio Harmonia

No Colégio Harmonia, celebrar a Semana da Criança é mais do que promover momentos de lazer: é reconhecer o valor do brincar como parte essencial do desenvolvimento humano. As atividades propostas, ao longo da semana, buscaram equilibrar alegria, descobertas e aprendizado, fortalecendo vínculos e estimulando a curiosidade natural das crianças.

Entre as experiências vividas, as brincadeiras antigas resgataram o encantamento das interações simples, que atravessam gerações e reforçam a importância da convivência e da imaginação. Já o piquenique literário convidou os pequenos a mergulhar nas histórias e a descobrir o prazer da leitura em um ambiente descontraído, ao ar livre.

festa do pijama trouxe o aconchego e o espírito de união, transformando o espaço escolar em um ambiente lúdico e acolhedor. Nas estações sensoriaisareia, água e terra, as crianças exploraram texturas, temperaturas e movimentos, estimulando sentidos e percepções fundamentais para o aprendizado ativo. E, para encerrar a semana com criatividade e bom humor, o desfile do cabelo maluco mostrou que a expressão individual também é uma forma de brincar e aprender.

“Como diz Lya Luft, ‘a infância é um chão que pisamos a vida inteira’. No Colégio Harmonia, acreditamos na beleza e na importância de oferecer uma infância que prioriza o essencial, o brincar, a interação com o outro, o respeito, o contato com a natureza e a aprendizagem por meio de experiências significativas”, salienta a Coordenadora Pedagógica do Ensino Infantil, Yohana Tibúrcio Bispo.

A Semana da Criança foi um convite para olhar a infância em sua plenitude — tempo de aprender com leveza, de descobrir o mundo com encantamento e de cultivar memórias que formam não apenas alunos, mas seres humanos mais sensíveis, criativos e felizes.