O Dia dos Pais no Colégio Harmonia foi marcado por momentos de alegria, integração e reflexão. O evento, que reuniu famílias e colaboradores, proporcionou uma experiência única para todos os presentes.
Os alunos da Educação Infantil até o 8° ano encantaram os pais com um arranjo para coral elaborado pela Professora Andrea Azevedo com as músicas, “Livin on a prayer” e “It’s my life”, do Bon Jovi.
No solo principal a aluna Letícia Tiemi, 9° ano. Na composição da banda, Jun Marques, 3° ano, na bateria, Laura Kobayashi, 7° ano, e Vitória Guimarães, 8° ano, nos teclados, e o músico Ariel, na guitarra.
Como sempre, a exibição de taiko impressionou pela energia e sincronia.
“Quando praticamos o taiko, não tocamos apenas um instrumento. Aqui nós aprendemos sobre respeito, trabalho em equipe, além de desenvolver a coordenação motora e a relação social, de reconhecer os nossos limites e os limites do próximo. Não é o individualismo que vale aqui, é o trabalho coletivo”, enfatizou o sensei Roger.
Antes das apresentações, o evento seguiu com uma dinâmica de grupo com os pais: a brincadeira “coelho sai da toca”.
Neste momento, os pais e avôs se uniram em uma divertida atividade que envolveu movimento e muita descontração. A brincadeira também foi uma oportunidade para os pais se conectarem entre si, formando novas amizades e fortalecendo os laços entre as famílias do colégio.
Após a dinâmica, os pais foram convidados a pensar sobre a brincadeira e sua relação com a vida. A atividade, além de divertida, trouxe importantes lições sobre convivência, cooperação e a importância de estarmos atentos às oportunidades que a vida nos oferece.
“Uma das interpretações que podemos fazer é que a toca representa a família. Onde a criança e/ou até nós, em algum momento, a gente sai para o mundo e se encontra com outras famílias, organizações, e a gente tem que ter cuidado com relação a gentileza, tem o aprendizado de ser flexível, de entender se o teto está mais alto, mais baixo. É sobre a formação do indivíduo”, disse Ciro, pai da Beatriz, do 3° ano.
“Tem momentos em que a gente precisa falar para os nossos filhos: está confortável, mas está na hora de você crescer. Ao sair da toca é a oportunidade dos nossos filhos vivenciarem e superarem os desafios da vida”, afirmou Filipe, pai da Clara, 8° ano, e do Miguel, 4° ano.
“Essa brincadeira representa para mim as fases que pais e filhos vivem, por exemplo, quando nascem têm as fraldas, depois o desfralde, tira a chupeta, cai os dentes, a gente vai passando pelas “tocas”, e essa troca que a gente fez demonstra que a gente ensina, mas também aprende diariamente com eles”, refletiu Gustavo, pai da Isis, do 2° ano.
De acordo com o diretor Edilson Bertucci, o Especial de Dia dos Pais no Colégio Harmonia foi, sem dúvida, um dia inesquecível, que reforçou a importância da família e da comunidade escolar na formação dos estudantes. “Eventos como este são um reflexo do compromisso do Colégio Harmonia com a educação integral e o bem-estar das famílias que fazem parte da nossa história”.