O encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira (08) no Dia Internacional da Mulher e fez parte da 1° Edição do Harmonia´s Talk Show.
O Colégio Harmonia, como uma instituição educacional, desempenha um papel crucial na promoção do pensamento crítico, na discussão de temas relevantes da sociedade e no desenvolvimento de habilidades sociais.
“Este formato de bate-papo que idealizamos com grandes profissionais tem o objetivo de proporcionar aos nossos alunos a oportunidade de explorar uma variedade de perspectivas e aprofundar sua compreensão sobre questões complexas. Neste primeiro encontro, conseguimos reunir cinco mães e mulheres inspiradoras para compartilhar suas experiências, vivências e inspirações”, afirmou o diretor do Colégio, Edilson Bertucci.
O diretor fez questão de destacar logo no início do encontro que o Dia Internacional da Mulher ainda não é uma data de comemoração, mas é uma data que representa a luta de mulheres pela igualdade, como melhores condições de trabalho e equidade de gênero.
De acordo com um estudo divulgado nesta quinta-feira (07) pela Rede de Observatórios da Segurança, alguns números ainda são preocupantes:
47% das meninas abandonam os estudos no Brasil; R$15 trilhões são perdidos pelos países pela falta de oportunidades educacionais às mulheres; 1 mulher é vítima de violência a cada três horas no Brasil.
Para promover um espaço de conscientização e de Educação Cidadã, o Colégio Harmonia reuniu cinco líderes para celebrar a força feminina.
Valéria Mello – empresária, maratonista e sócia do canal Tênis Certo, o maior canal de tênis de corrida. Em março de 2023, completou as seis maiores maratonas do mundo: Boston, Chicago, Nova York, Berlim, Londres e Tokyo;
“Estive em todas essas provas. São seis maratonas e, na última, recebi a Six Star Medal. Só que eu só pude participar disso e viver isso, a emoção de treinar, de ter disciplina, me desenvolver e poder correr, porque mulheres foram e participaram da primeira prova. Até 1979 (que foi há pouco tempo), nenhuma mulher poderia participar de maratonas, porque quem organizava dizia que elas não tinham força para fazer essa prova, que a mulher não tinha capacidade de correr 42 km. Tenho certeza que o mundo só vai melhorar para vocês meninas e mulheres no futuro. Com força, com treino, vocês também conseguem!”
Edilene Caparroz – engenheira eletricista, Pós-graduada em Engenharia Ambiental, com MBA Executivo e Mestrado em Engenharia de Produção.
Atualmente ocupa o cargo de Gerente de Engenharia de Fábrica na Mercedes Benz. É Membro do Comitê de Diversidade da Mercedes Benz e da mentoria SAE Mulheres, da SAE BRASIL;
“Eu sou de uma área automobilística que não tem muitas mulheres, assim como a carreira das ciências, da tecnologia, não vemos muita representatividade. Então, o que acontece? A mulher que trabalha em uma fábrica, ela não se vê ali. Ela se vê como um lugar simplesmente para ganhar um salário no final do mês. O nosso trabalho é como melhorar a carreira das mulheres dentro desse tipo de ambiente – um ambiente masculinizado, onde a mulher tem que se comportar como homem e, a partir daí, quando ela quer ser igual ao colega dela ou ela é louca ou ela é agressiva”.
Andréa Salvaia – diretora criativa e executiva da marca de moda Joaninha Brasil, com história no mercado há mais de 21 anos. Hoje já são 4 lojas e uma fábrica onde são produzidas suas criações autorais;
“Eu sempre admirei mulheres, hoje eu trabalho para as mulheres. O meu time de 25 colaboradoras são mulheres. Não quero que soa o feminismo, mas é onde eu admiro a força dessas mulheres e hoje eu visto mulheres. E toda essa trajetória, que não é fácil, eu sempre tenho uma mensagem. Mais importante do que a razão, é a gente sentir o coração. Eu não vendo moda praia, eu desperto desejo. Eu trabalho para mulheres reais. Eu trabalho para que as mulheres em seus momentos de lazer se sintam bem. Então, através do meu produto e da minha arte, eu vejo que existe uma mulher que precisa se sentir bem. Quando eu recebo fotos de clientes com as minhas peças, eu vejo se ela está sorrindo”.
Carla Pereira – formada em administração de empresas, empresária há mais de 20 anos, tem uma loja física e no e-commerce voltada na área de papéis;
“A minha referência vem de força. A mulher tem que todos os dias tentar ser feliz. E o ser feliz é buscar aquilo que te faz bem, estar próximo de quem te faz bem e se respeitar. Não só na área profissional, mas para viver bem e encontrar o seu sonho”.
Renata Rocha – formada em fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos. Duas Pós graduações: fisioterapia cardiorespiratória e acupuntura. Empresária, com consultório de acupuntura há 25 anos. Autora do Projeto MATTERNO, para gestantes de baixa renda. Coordenadora de 6 serviços na área de saúde pública em São Bernardo do Campo.
“Se a gente pegar o nosso Congresso Nacional não tem nem 10% de mulheres. Então, como que a gente vai criar leis, como vamos mudar as leis, se esse sentimento feminino está somente em 10% de quem faz as leis. Essa dificuldade é uma barreira que temos há um tempo e precisamos enfrentar. Vocês, crianças e mulheres, vão nos ajudar cada vez mais para que a gente mude essa situação”.
Para celebrar esta data, a equipe de Recursos Humanos do Colégio Harmonia presenteou todas as colaboradoras com o livro: “Aurora – O despertar da mulher exausta”, de Marcela Ceribelli.