Na última sexta-feira, 24 de novembro, aconteceu o batizado da capoeira para os alunos do curso extracurricular do Colégio Harmonia.
O batizado é uma cerimônia para designar o momento em que os alunos recebem sua primeira corda e os alunos já participantes podem receber uma corda de graduação superior. Cada corda possui uma cor e simbologia, mostrando o nível que a criança ou adolescente está no esporte.
O evento foi ministrado pelo professor e fundador do Instituto Capoeira Educação, Eduardo Okuhara.
“A escola é um lugar de formação social, de formação de cidadania e de formação cultural. E quando a gente fala de cidadania a gente fala de muitas coisas, mas a gente fala também de respeitar a diversidade, as questões étnicos-raciais e ver beleza na diversidade cultural. Ficamos muito felizes de ver a capoeira integrada neste lugar que se chama escola, podendo dar a sua contribuição na formação integral”, exaltou Eduardo.
A capoeira é uma expressão cultural que mistura luta, dança, cultura popular e música. Caracterizada por movimentos ágeis com os pés e as mãos, envolvendo o corpo inteiro, a capoeira trabalha o equilíbrio, a força, a agilidade, a lateralidade e a noção de espaço e tempo.
O diretor do Colégio Harmonia, Edilson Bertucci, destacou que a capoeira promove valores importantes na vida dos estudantes como superação, respeito mútuo, trabalho em equipe e resiliência, essenciais para a formação integral dos alunos. Contribui ainda para o bem-estar físico e mental dos alunos e os conecta com a cultura brasileira.
A modalidade destaca-se pela sua musicalidade, tendo com som predominante o do berimbau, acompanhado do som das palmas, além de outros instrumentos, que ajudam a dar ritmo ao jogo e marcar o tempo.
“Foi um dia de muita emoção”, disse Tati Negrão, mãe do Eduardo, Infantil IV, e Felipe, Infantil III.