Encontro contou com apresentações de música e poemas
Nesta segunda-feira, 25 de setembro, como parte dos estudos sobre a literatura de cordel, as turmas do 4° ano participaram do 1° Sarau de Cordel no Colégio Harmonia.
As turmas desenvolveram um cordel coletivo sobre a escola e as particularidades de cada aluno. Os poemas contaram com uma linguagem popular e com rimas.
Originalmente, os poemas de cordel eram vendidos em feiras, onde ficavam à mostra da população pendurados em cordéis ou barbantes e teve grande destaque nos estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Pará, Rio Grande do Norte e Ceará. Por esse motivo, o cordel nordestino é um dos mais destacados no país.
No Brasil, a literatura de Cordel adquiriu força no século XX, sobretudo entre 1930 e 1960. Muitos escritores foram influenciados por este estilo, dos quais se destacam: João Cabral de Melo Neto, Ariano Suassuna e Guimarães Rosa.
“A literatura de cordel vem ao encontro da valorização do que é brasileiro, o que é nosso. Trabalhamos muito com o folclore brasileiro, e o cordel faz parte deste folclore, da nossa cultura e, por isso, consideramos importante desenvolver este gênero”, afirmou a Prô Claudia Branco.
“Por meio do Sarau, pudemos destacar a riqueza da nossa cultura. O Sarau é um evento social, que trabalha habilidades como a percepção musical, a leitura, com a declamação dos poemas. O Cordel é rico em cultura e trabalha questões sociais e do ser humano que são tão importantes para a nossa vida”, exaltou a Prô Jéssica Machado.
Com a supervisão da professora de música, Andrea Azevedo, o sarau teve início com a apresentação dos alunos cantando “Ai que saudade d´oce”, no violino, as alunas Lívia, Luana e Laís tocaram “Brilha, brilha estrelinha”, no piano, as alunas Larissa Tiemi, Karina, Bruna e Susan tocaram “Asa Branca”. O sarau terminou com todos cantando “Anunciação”.