Desde 1993, em São Bernardo do Campo, o Colégio Harmonia é reconhecido por formar cidadãos que transformam o mundo.
A unidade ocupa 12.000 m² e é rodeada por árvores. Dentro deste cenário natural, estão integradas todas as instalações da escola – salas de aula, laboratórios, quadra, ginásio, lago, dentre outros espaços.
O espaço oferece também o respeito à natureza. Além da composteira [destino correto dos resíduos orgânicos da cozinha], a escola mantém duas cisternas, que captam 70 mil litros de água da chuva. A água é usada para irrigar os jardins e lavar áreas externas. A flora do Colégio Harmonia é o que chama bastante a atenção de alunos, colaboradores e visitantes. Ao todo são 34 espécies de árvores espalhadas pela escola, entre elas, a árvore que é considerada símbolo nacional, o Pau-Brasil.
Em 2021, os alunos do Colégio Harmonia tiveram a oportunidade de ver bem de pertinho o florescimento de um dos exemplares. Foi uma verdadeira obra mágica da natureza!
A Flor-do-Pau-Brasil tem quatro pétalas amarelas e uma pequena no centro, de cor vermelha. Exala um perfume maravilhoso e muito agradável. Apesar de ser uma flor absolutamente linda, infelizmente, é uma espécie que só floresce uma vez ao ano, o que a torna uma raridade. Estas flores do Pau-Brasil são tão especiais e maravilhosas que permanecem por pouquíssimo tempo abertas.
“Essa árvore é muito significativa para gente. Faz parte do nosso jardim e da nossa história. Para o nosso Colégio, que valoriza a cultura e a união dos povos, ter uma espécie como o Pau-Brasil entre nós, é um privilégio”, ressalta o diretor Edilson Bertucci.
De nome científico Paubrasilia echinata, o Pau-Brasil é uma espécie nativa das florestas tropicais brasileiras, presente no bioma da Mata Atlântica, e desde 2004 entrou oficialmente na lista de árvores ameaçadas de extinção. O nome do pau-brasil é alvo de muita especulação e de debate entre os historiadores. O consenso atualmente é que o termo “brasil” fazia referência à resina encontrada na madeira que possui tom avermelhado. As historiadoras Lilia Schwarcz e Heloísa Starling sugerem que o termo “brasil” e todas as suas variações são oriundas do termo latino “brasilia”, que significava “cor de brasa” ou “vermelho”|3|.
Além de pau-brasil e ibirapitanga, a árvore é conhecida por muitos outros nomes, como ibirapita, muirapiranga, orabutã, brasileto, pau-rosado e pau-de-pernambuco.
A árvore remete à colonização do Brasil. Foi a exploração e o comércio da madeira e da tinta (extraída do cerne) as primeiras atividades econômicas do País, no século XVI. Atualmente, a árvore é um patrimônio nacional e protegida pela Lei Federal (6.607/78).