Em parceria com a Pinacoteca do Estado de São Paulo, as turmas dos 1° anos participaram do projeto “Pina dentro e fora”.
O tema “Identidade” foi o foco do projeto, que contou com materiais visuais de extrema qualidade, para proporcionar aos alunos o contato com obras de arte de maneira interativa e lúdica através de jogos e atividades diferenciadas.
A professora do 1° ano C, Gabi Arruda, foi quem fez o curso na Pinacoteca e ganhou a “Mochila Pedagógica”. Todo o acervo foi usado para a exposição da turma na Feira das Ciências e Tecnologia 2022, que teve como tema “Minha primeira coleção – a arte de colecionar arte”.
“Foi uma experiência incrível para as crianças e para mim também. É uma forma de incentivar o consumo de arte pelas crianças”, disse a educadora.
Cada turma escolheu três obras para apreciação e pesquisa.
“A minha turma escolheu a obra: “O Mestiço”, de Cândido Portinari. E foi muito interessante, porque somos uma instituição com a cultura japonesa e o conceito de mestiço que eles têm é totalmente diferente do Portinari. Uma das releituras da obra que fizemos, eles desenharam as etnias que eles achavam que eles tinham. Colocaram na roupa a bandeira do Japão, de Portugal, de países africanos, contando um pouquinho da história do Brasil, mas reconhecendo neles, que são aqui do Harmonia, os traços e sua origem”.
Para fechar com chave de ouro o projeto, os alunos visitaram a Pinacoteca nesta quinta-feira e levaram a “Mochila” de volta.