Comida jamais deveria virar lixo. Foi pensando desta maneira que os alunos dos 7°s anos desenvolveram um projeto para conscientização sobre o desperdício de alimentos.
De acordo com o levantamento, o número de pessoas que passam fome atualmente no Brasil é de 33 milhões de pessoas. Além disso, o país desperdiça mais de 27 milhões de toneladas de alimento todo ano, segundo um levantamento da ONU.
Nas aulas de Educação Ambiental do Colégio Harmonia, sob o comando da professora Raíssa Teixeira, as turmas iniciaram uma pesquisa e assistiram ao documentário Ilha das Flores.
“Com o documentário, pudemos discutir sobre a fome que existe no Brasil, e o destino do lixo alimentar, que pode ser reutilizado de formas diferentes, contribuindo para a diminuição do grande volume de lixo orgânico e, consequentemente, o desperdício”, explicou Raíssa.
Para colocar em prática o que foi estudado, os alunos foram desafiados a criarem receitas caseiras que tenham desperdício zero de alimentos.
O grupo das meninas Lavínia Gimenes, Letícia Oshiro e Laura Guedes, 7° A, apresentou dois tipos de sobremesa utilizando a laranja, gastando apenas R$ 10.
“Nós fizemos uma geleia de laranja, um doce feito a partir do bagaço, inclusive utilizamos as sementes. Não desperdiçamos nada. E fizemos também um doce com a casca da laranja cristalizada. Ficou igual aquelas frutas secas desidratadas”, explicou Lavínia.
“Nada se perde, tudo se transforma. Tivemos uma tarde maravilhosa de degustação e compartilhamento de receitas, além de muito aprendizado em torno sobre essa temática tão importante. Concluímos que o que é desperdiçado no Brasil poderia ser revertido para solucionar esta questão social em nosso país”, disse a professora.