O Colégio Harmonia foi representado no V Encontro Anual da Rede Nacional da Ciência para a Educação pela professora Andrea Azevedo, que tem larga experiência no trabalho de Neurociências e Musicalização na alfabetização.
No painel, a arte educadora apresentou um resumo da sua pesquisa: “Relação entre as habilidades musicais, consciência fonológica e memória de trabalho em crianças na fase inicial de alfabetização”.
“A partir da minha experiência de sala, percebo que a criança tem facilidade para fazer música, pois a musicalidade é inata ao ser humano, somos seres musicais. Desta forma, promover atividades na educação infantil com vivências musicais, é de extrema importância. A criança através de canções, de rimas, de parlendas, ritmos e danças aprende brincando. Essa habilidade é primordial para iniciar a fase de alfabetização, que começa aos 6 anos conforme a BNCC”, explica a professora.
Andréa é pianista, compositora, pedagoga, especialista em psicomotricidade e Neurociências educacional, atualmente mestranda na UFABC. É professora universitária e professora de música e arte na Educação Básica desde 2000.
O V Encontro Anual da Rede Nacional da Ciência para a Educação é um fórum que reúne pesquisadores, especialistas e mestres de diversas partes do país e do exterior e onde são realizados debates, mesas-redondas e trabalhos que contribuem para a melhoria no setor da educação.
“Ciência e Educação devem caminhar juntas, para que as evidências colaborem com o cotidiano escolar”, finalizou a professora.