Aprendendo de forma lúdica e significativa
As primeiras noções de matemática são adquiridas na infância. As crianças aprendem de uma forma lúdica fazer a relação entre comprar e pagar. Algumas vezes podemos inclusive ouvir que não somente podemos pagar nossas compras com dinheiro, mas sim utilizando o cartão. Isso acontece porque as crianças observam o comportamento dos pais ao realizarem uma compra.
Esse contato é muito importante, pois aos poucos a criança vai aprendendo as primeiras noções matemáticas, além de criar noção de valor das coisas e a importância de se juntar e economizar.
Precisamos valorizar aquilo que é patrimônio de nosso país as crianças precisam conhecer a moeda nacional e as cédulas que compõem o Sistema Monetário Nacional.
Pensando em todo este contexto e também nos conteúdos a serem desenvolvidos nos 1º anos trouxemos para sala de aula o “dinheirinho”, para explorarmos das mais diversas formas.
A aprendizagem foi enriquecedora, pois as crianças pensaram em possibilidades como:
– Quantas notas de R$2,00 reais eu vou precisar para poder pagar um sorvete que custa R$ 6,00 reais?
– Quantas cédulas e moedas eu posso usar para obter a quantia de R$ 10,00 reais?
Inúmeras foram as oportunidades para trabalharmos com o sistema monetário e mais ainda a cada atividade proposta era uma descoberta.
Então pensamos de contextualizar ainda mais esse trabalho com a montagem do mercadinho em sala de aula. As crianças com seu dinheirinho compraram o que gostariam. Tivemos inclusive os caixas que estavam atentos para somar quanto foi gasto e também dar o troco se necessário.
Manuseando o dinheiro as crianças desenvolveram a capacidade de comparar preços, desenvolveram o cálculo mental aprenderam sobre o uso do dinheiro. Aprender desta forma traz conhecimentos muito ricos!!!!